As Avenidas de Serviços

As quatro Avenidas de Serviços foram criadas em 1926 pelo rotariano inglês Sydney Pascal (que serviu como presidente do RI em 1931-32) e por Vivian Cartes, secretário do RIBI, na ocasião. Ambos desenvolveram os conceitos dos Serviços Internos, Profissionais, à Comunidade e Internacionais em uma manhã de domingo, durante uma caminhada nos arredores de Surrey, na Inglaterra.

Entende-se por AVENIDAS DE SERVIÇO as quatro grandes comissões responsáveis pela concretização do ideal de servir, preconizado por Rotary, constante de seu objetivo: cada grande comissão, ou avenida, é responsável pelo desenvolvimento da meta que lhe diz respeito e o objetivo resume-se em estimular o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

1 - a SOCIABLILIDAE - dignidade da pessoa humana, criadora do espírito de cooperação, que impulsiona o trabalho nos diversos campos de ação;

2 - a SINCERIDADE - consciência da profissão, que assegura elevadas normas de ética nas relações profissionais;

3 - a SOLIDARIEDADE - amor ao próximo, indispensável à prestação de serviços em prol do bem público; e

4 - a FRATERNIDADE - compreensão e paz mundial, base da aproximação internacional.

As Comissões Permanentes de Serviços são:

- AVENIDA DE SERVIÇOS INTERNOS (COMISSÃO da SOCIABILIDADE) -  inspiradora da cooperação que impulsiona o trabalho nos diversos campos de atividades internas do clube.

Esta comissão é responsável pelo desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir.

Os Serviços Internos abrangem tudo que o rotariano faz visando ao bom funcionamento do clube, como:

• assistir a todas as reuniões;

• participar do companheirismo;

• participar ativamente dos programas;

• servir nas comissões;

• pagar pontualmente as mensalidades;

• representar o seu Rotary Club em atividades fora dele;

• Informar os não-rotarianos sobre o objetivo de Rotary;

• fazer palestras em outros Rotary Clubs;

• tomar parte nas reuniões interclubes, fóruns, institutos, assembléias e conferências, e se possível nas convenções internacionais.

- AVENIDA DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS (COMISSÃO da SINCERIDADE)

Os Serviços Profissionais são o veículo pelo qual o Rotary promove e apóia a aplicação e adesão aos mais altos padrões de ética em todas as ocupações úteis e idôneas, advogando lealdade aos empregadores e empregados, e tratamento justo tanto para eles quanto para os concorrentes, o público e todos aqueles com os quais se têm relações profissionais ou de negócios.

Os Serviços Profissionais significam particularmente a obrigação de cada detentor de uma classificação no Rotary de divulgar esses princípios em todos os seus relacionamentos de negócio e de profissão com os não-rotarianos, e compartilhar com o seus companheiros rotarianos os ideais do seu próprio trabalho ou profissão. Os Conselhos Diretores dos Rotary Clubs são instados a fazer constar de seu plano de atividades, as seguintes comissões:
- motivadora do princípio que estabelece o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional.

• Orientação Profissional

• Apoio Profissional

• Conscientização Profissional

• Reconhecimento Profissional.

A responsabilidade dos rotarianos é assegurar-se que sua conduta, profissional e nos negócios esteja de acordo com os princípios do Rotary e cooperar com os projetos implantados pelo clube.

- AVENIDA DE SERVIÇOS À COMUNIDADE, também chamada COMISSÃO da SOLIDARIEDADE. Esta comissão conduz o rotariano à prestação de serviços em benefício do bem-estar social, incentivando a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada cidadão na sua vida pública ou particular.

Serviços à Comunidade significam então tudo aquilo que o rotariano faz, individualmente ou em conjunto, para ajudar outras pessoas, como:

• interessar-se pessoalmente pela comunidade e pelas pesoas que nela residem;

• estudar os problemas e as necessidades da comunidade e procurar resolvê-los;

• interessar-se pelos menores e pelos jovens, ajudando-s, acima de tudo, com o seu bom exemplo na vida em família e na sociedade, tendo sempre em mente o lema: cada rotariano, um exemplo para a juventude.

Os Rotary Clubs são incentivados pelo RI a criarem comissões de:

• Desenvolvimento Humano,

• Desenvolvimento Comunitário,

• Proteção do Meio Ambiente e

• Parceria no Servir.

- AVENIDA DE SERVIÇOS INTERNACIONAIS, a COMISSÃO da FRATERNIDADE, via de aproximação que começa e termina onde estamos, dando volta ao mundo.

Os Serviços Internacionais referem-se a tudo aquilo que o rotariano pode fazer para promover a compreensão, a boa-vontade e a paz internacionais, pelo seu interesse na cultura, costumes, realizações, aspirações e problemas de outros povos, por meio de viagens ao exterior, leitura e correspondência, e colaboração em todas as atividades do clube que possam ser úteis aos povos de outros países.

Esta grande comissão sintetiza o interesse do Rotary pela aproximação dos profissionais de todo o Mundo, visando à consolIdação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

- AVENIDA DE SERVIÇOS À JUVENTUDE reconhece as mudanças positivas implementadas pelos jovens e por jovens adultos envolvidos em atividades de desenvolvimento de liderança, comunidade e projetos internacionais, além de programas de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz mundial e a compreensão cultural.

A Avenida de Serviços à Juventude promove e apoia eventos e competições esportivas entre jovens da comunidade; incentiva a realização de atividades culturais entre as escolas; promove o Programa do Intercâmbio Internacional de Jovens; promove a realização de eventos RYLA, objetivando a criação de Interact Club e Rotaract Club.

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 14/06/2006 - 14:41