De interactiano a rotariano – Minha trajetória no Rotary

Meu nome é Lucas Innocenti de Meira Coelho (*), sou ex-interactiano, ex-intercambista, ex-rotaractiano e atualmente rotariano do Distrito 4310. Faço parte da família rotária desde meus 14 anos de idade e durante este tempo servi em várias funções, incluindo presidente de Interact Club e de Rotaract Club, secretário, tesoureiro, protocolo (tanto de clube quanto de distrito), representante distrital de Rotaract e secretário da então OMIR Brasil (hoje Rotaract Brasil).

Reunião de fundação do Interact São Manuel, quando assumi como primeiro presidente. Ao meu lado, o então presidente do Rotary São Manuel Alexandre Dega e ao seu lado o então Governador Distrital Luiz Ernesto Georges Barrichello.

Iniciei minha jornada na família rotária em 1999, quando fui associado fundador e primeiro presidente do Interact Club de São Manuel. Depois de passar por alguns cargos, fui selecionado pelo meu distrito para participar do programa Intercâmbio de Jovens, por meio do qual viajei para Macomb, no estado de Illinois, EUA (Distrito 6460), onde fiquei de agosto de 2001 até o final de julho de 2002. Durante este período, ajudei o Rotary Club de Macomb a fundar o Interact Club de Macomb, do qual me tornei sócio fundador e vice-presidente.

Para finalizar meu programa nos EUA, embarquei em uma viagem de ônibus pelo nordeste americano com intercambistas do mundo inteiro. Na foto, todos os brasileiros reunidos em frente à bandeira exposta na janela do veículo, exibindo seus paletós repletos de pins.

Quando voltei para o Brasil, me associei ao recém-formado Rotaract Club de São Manuel. Durante os quase 14 anos em que fui rotaractiano, tive a oportunidade de participar de inúmeras Conferências Distritais e Multidistritais, econtros e assembleias do Rotaract. Quando assumi a função de representante distrital do Rotaract, em 2010, fui convidado a ser palestrante, facilitador e treinador em diversos eventos.

Alguns anos depois da fundação do Rotaract São Manuel, durante realização de projeto financeiro (bazar de roupas e utensílios domésticos). Alguns destes ex-associados são agora rotarianos – em sua maioria junto comigo participaram da fundação do novo Rotary

Deixei o Rotaract quando completei a idade máxima permitida e, junto com um grupo de amigos e ex-rotaractianos, tentei iniciar um Rotary Club Satélite em minha cidade. Apresentamos a proposta para o Rotary Club local, mas este não a aceitou. No entanto, não desistimos! Depois de poucos meses, conseguimos formar um grupo com o número necessário para fundar um novo Rotary Club. Assim, desde janeiro de 2017 sou associado fundador e secretário do Rotary Club de São Manuel – Paraíso (Distrito 4310). Este ano, também passei a servir como co-presidente de Comissão Distrital de Rotaract.

Projeto realizado com crianças acolhidas por duas instituições da cidade (mais informações no Rotary Showcase)

Sou membro da família rotária há quase 19 anos e tenho inúmeras histórias sobre minha experiência em cada um dos programas supracitados. Continuo atuante no Rotary, pois acredito muito em nossa organização e no impacto positivo que por meio dela podemos causar em tantas vidas.

(*) Lucas Innocenti de Meira Coelho é rotariano do Distrito 4310.

Quer contribuir para o nosso blog? Mande ideias, sugestões de posts ou uma história pessoal relacionada ao Rotary para globalcommunications@rotary.org.

Fonte: Rotary Voices

Enviado por Luiz Carlos em Seg, 04/12/2017 - 10:17 , em