Veja 5 iniciativas que você pode tomar para ajudar a prevenir e tratar doenças em sua comunidade

Dezembro é o mês que Rotary dedica à Prevenção e Tratamento de Doenças.

Você sabia que:

- anualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem de doenças preveníveis como dengue ou lepra que não são tratadas a tempo?

- em todo o mundo, são necessários 2.4 milhões de profissionais da área de saúde adicionais para atender às necessidades da população?

- em 57 países, existem menos de 23 trabalhadores de saúde para cada 10 mil habitantes?

- uma em cada seis pessoas não tem os meios para pagar suas despesas médicas e 100 milhões de pessoas caem na pobreza devido à falta de recursos para pagar tais custos?

No Rotary, dedicamos o mês de dezembro à Prevenção e Tratamento de Doenças. Durante décadas, o Rotary tem sido líder na luta contra a poliomielite. O trabalho firme e constante dos rotarianos nesta campanha colaborou para uma queda considerável nos casos anuais de pólio em todo o mundo, passando de 350 mil em 1988 para apenas 15 casos até agora este ano. Estamos mais perto do que nunca de acabar com essa doença devastadora.

Estas e outras campanhas do Rotary nascem das comunidades, e pessoas como você podem fazer a diferença no sucesso de cada uma delas.  Juntos, podemos mais, pois somos pessoas em ação.

Considere realizar as seguintes atividades em sua comunidade para celebrar dezembro, mês em que damos ênfase a atividades de prevenção e tratamento de doenças:

1. organize campanhas de vacinação contra doenças contagiosas;

2. apoie projetos de educação em saúde sobre transmissão de doenças e métodos para prevenir infecções;

3. contribua com o treinamento e educação contínua de profissionais de saúde através de bolsas de estudos, bolsas e reconhecimento público;

4. ajude a melhorar e ampliar o acesso a cuidados médicos gratuitos ou de baixo custo em áreas com acesso limitado a serviços de saúde;

5. forneça suporte a longo prazo para centros de saúde comunitários.

Você tem outras idéias sobre como comemorar o Mês do Rotary para prevenção e tratamento de doenças? Compartilhe-as na seção de comentários.

Fonte: Rotary Voices - Histórias do Mundo Rotário - Dezembro 2017

Enviado por Luiz Carlos em Dom, 03/12/2017 - 09:45 , em