Fatos Históricos

O Rotary torna-se internacional com a fundação do Rotary Club Winnipeg - Canadá. Em 1912 a Associação Nacional de Rotary Clubs passa a denominar-se Associação Internacional de Rotary Clubs, contando já com 50 Clubes. São criados os primeiros Distritos-regiões onde está sediado determinado número de Rotary Clubs que são supervisionados por um Governador. Os limites dos Distritos de Rotary não correspondem aos limites geográficos existentes; um distrito pode abranger parte de um país ou Estado, ou pode abranger parte de um, dois ou mais países ou Estados e será desmembrado sempre que o número de Clubes atingir determinado limite.

A primeira solicitação de ajuda feita pelo Rotary às vítimas de um desastre foi em 1913, quando foi arrecadada a quantia de US$ 25,000 para as vítimas das enchentes nos estados de Ohio e Indiana.

O ROTARY tornou-se bilingüe em 1916, quando foi constituído o Clube de Havana, em Cuba, o primeiro fora de um país de língua inglesa.

Em 1917 a Associação Internacional de Rotary Clubs passou a denominar-se Rotary International.

Em 15 de dezembro de 1922 foi fundado o primeiro Rotary Club do Brasil: o Rotary Club do Rio de Janeiro.
A partir daí o movimento rotariano continuou crescendo no Brasil e em todo o mundo.

O emblema do Rotary foi impresso pela primeira vez em um selo comemorativo no ano de 1931, quando da realização da Convenção de Viena.

A primeira convenção de Rotary realizada no Hemisfério Sul aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, em 1948.

O Rotary estabeleceu a medalha de reconhecimento de Companheiro Paul Harris em 1957.

O primeiro Interact Clube do Rotary foi constituído em 1962, na cidade de Melbourne, na Flórida, EUA, tornando-se o pioneiro de vários outros.

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 14/06/2006 - 14:36