Por que nós mudamos o formato de nossas reuniões

Por Margie Kersey, Rotary Club de Stone Mountain, Georgia, EUA - 01/08/2017

Ex-Presidente Chris Brand trabalha no computador, via webcast, durante uma recente reunião

Eu amo meu clube, mas eu estava preocupado. Quando entrei, em 2006, havia mais de 60 membros. Em julho de 2016, havia apenas 43. Fomos acrescentando novos membros a cada ano, mas estávamos perdendo mais. Olhando para a média de idade do meu clube, eu me sentia ainda mais preocupado - mais de 30 por cento do clube estava acima da idade de 70 anos. O futuro não parecia brilhante.

Meu objetivo como presidente do clube em 2016-17 era fazer meu clube mais forte. O quadro associativo estava no topo da minha agenda. O conselho e eu identificamos duas questões importantes: 1. Nós cobrávamos a segunda maior mensalidade no nosso distrito e 2. Muitos membros não poderiam participar de uma reunião semanal.

Abordamos primeiro as despesas. Mudamos a nossa reunião para um salão da igreja e contratamos um fornecedor que cobra muito menos do que o clube de campo onde nos reuníamos. Nós apresentamos o plano para os nossos membros, que entusiasticamente apoiaram a redução de nossas despesas de US $ 800 por pessoa, para US $ 380 por ano. Nossas despesas não incluem alimentos ou qualquer outra coisa, as refeições e as doações da Fundação estavam no topo desta carga!

As despesas haviam saído do controle, porque os associados não queriam realizar captação de fundos,  eles votaram por assumir todo o necessário. Isto nos custou a perda de alguns membros - tanto membros seniores que se aposentaram, como potenciais novos membros que poderão aderir a clubes “mais baratos” distantes cerca de 20 milhas de nosso clube. Nós agora pagamos nossas despesas anuais em pleno 1 de Julho, e a nossa conta trimestral inclui as refeições e outras cargas financeiras. Essa era a parte fácil.

Tornando-se híbrido

Para resolver o segundo problema, nos tornamos um clube híbrido. Graças ao Conselho de Legislação que proporcionou mais flexibilidade e removeu algumas das distinções entre os clubes que se reúnem presencialmente e E-clubes que se encontram online, ficamos com ambos. Nós nos reunimos com uma reunião on line a cada semana. Os membros podem fazer login para ver e ouvir a reunião, bem como interagir com outros membros em viva voz.

Compramos o equipamento necessário por US $ 400. Ele é pequeno e fácil de instalar. A câmera cabe na palma da mão e o microfone fica na parte superior do projetor de slides junto com o laptop. A maioria das pessoas nem percebe o equipamento.

Agora, todos os nossos membros são capazes de participar de uma reunião da maneira que desejarem. Isso resultou em melhor atendimento a nossos membros existentes e tem gerado muita emoção com potenciais novos membros. Nós adicionamos seis membros até agora, e esperamos que o número de associados do clube continue a crescer.

Enviado por Rotary RJ Ilha ... em Qui, 10/08/2017 - 14:56 , em