Rotary RJ Ilha do Governador

O Rotary Faz a Diferença

Sino de fundição milenar é produzido para celebrar o Centenário da Fundação Rotária

 

Portão de entrada da Fundição Marinelli em Agnone, na Itália.

Embora viajar para o futuro ainda seja assunto de ficção científica, para encontrar um portal que nos leve de volta ao passado basta estar no lugar certo, na hora certa.

Isto foi o que senti na Fundição Marinelli, na pitoresca cidade de Agnone, na Itália, passando por sua enorme porta de madeira. Em instantes, senti que estava voltando a um tempo que já não existe. A cena que testemunhei foi a mesma que meus antepassados poderiam ter observado há mil anos.

Quatro trabalhadores compenetrados formavam um círculo dentro de um buraco e pisoteavam o chão e, com uma vara, socavam o solo levantando uma fina poeira no ar.

Era meados de março e, enquanto o ar lá fora era frio com ventos que atravessavam as montanhas cobertas de neve, o calor dentro da fundição aumentava rapidamente com o prazo para a produção do Sino do Centenário da Fundação Rotária se aproximando.

A família Marinelli tem feito sinos por cerca de mil anos, e hoje eles ainda trabalham da mesma maneira que seus ancestrais, à mão e fogo.

A palavra sino deriva do antigo deus do fogo conhecido como Baal, que significa “senhor ou mestre”. Em todas as épocas e países, o sino é um símbolo universal e um instrumento usado para se comunicar, notificar, alertar, convocar, marcar o tempo e chamar à ação. Por cerca de um século, tem sido utilizado pelos Rotary Clubs para marcar a abertura das reuniões e para simbolizar a ordem e a disciplina.

A renomada Fundição Marinelli, a única com o selo Pontifício do Vaticano, pertence a Armando e Pasquale Marinelli, irmãos que também são Rotarianos. A dedicação da família pelo Rotary os levou a criar e doar um sino decorativo de 50 kg para celebrar o Centenário da Fundação Rotária.(Na imagem ao lado, o Sino do Centenário da Fundação Rotária criado e doado ao Rotary pela Fundição Marinelli).

O opulente e brilhante sino, feito de bronze, se assemelha ao que eles produziram em 2005 para o Centenário do Rotary Internacional, atualmente exibido na sede mundial em Evanston, EUA. Este novo sino, no entanto, é adornado com uma seleção de imagens, logotipos e palavras que contam a história da Fundação Rotária em todos os seus 100 anos.

Graças a todos os Rotary Clubs e Distritos italianos, este sino simbólico foi enviado a Atlanta. E lá ocupou um lugar de destaque na sessão de abertura da Convenção Internacional do Rotary de 2017, para saudar o novo século desta Fundação que Faz o Bem no Mundo.

Fonte: Vozes do Rotary - Por Francesco Bruno, Especialista em Comunicação, Funcionário do RI - Fotos por Danilo Di Nucci

Enviado por Luiz Carlos em Dom, 16/07/2017 - 12:19 , em