Projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz vem desenvolvendo desde 2012 o Projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil.
O Rotary RJ Ilha do Governador, preocupado com o adequado atendimento à comunidade insulana, recebeu na terça-feira, 27 de junho de 2017, equipe da Fundação Oswaldo Cruz que fez apresentação do Projeto, visando o engajamento do clube.

O Projeto, sem fins lucrativos, tem sua origem na Austrália e vem sendo aplicado em diversos países tais como Austrália, Indonésia, Vietnã, Colômbia, Índia e Brasil.
A proposta do Projeto é reduzir a transmissão dos vírus da dengue, Zika e chikungunya pelo mosquito Aedes aegypti, de uma forma segura e sustentável.
O Projeto utiliza uma bactéria, chamada Wolbachia, naturalmente presente em cerca de 60% dos insetos. O método não usa nenhum tipo de modificação genética.
Os cientistas comprovaram em laboratório que, quando a bactéria Wolbachia está introduzida no Aedes aegypti, o mosquito perde a capacidade de transmitir essas doenças.
Projetos-piloto
Durante os projetos-piloto os mosquitos com Wolbachia foram liberados de forma programada pela equipe do Projeto. Ao se reproduzirem com os Aedes aegypti existentes no local, os filhotes já nascem com a bactéria Wolbachia, o que garante a autosustentabilidade do método.

Veja abaixo imagens ilustrativas sobre o método utilizado no Projeto.

No Brasil, os bairros de Tubiacanga (Ilha do Governador - Rio de Janeiro) e Jurujuba (Rio de Janeiro - Niterói) receberam os projetos-piloto do Eliminar a Dengue: Desafio Brasil. Agora, o Projeto expande suas atividades para outras áreas desses municípios, até atingir um contingente populacional em torno de 3 milhões de habitantes.

Caso você tenha interesse em conhecer mais a fundo este Projeto de grande interesse para a população, consulte o site do Projeto e confira as informações e método utilizado, em desenho animado, no endereço www.fiocruz.br/eliminaradengue, ou consulte apelo email eliminaradengue@fiocruz.br.
Caso queira agendar uma apresentação do Projeto use o email acima, ou os telefones 21-3882-9265, ou 21-99643-4805 (Whatsapp), com atendimento de segunda a sexta-feira, da 09:00 horas às 12:00 horas e das 13:00 horas às 17:00 horas. Poderão ser feitas ligações a cobrar.

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 29/06/2017 - 12:06 , em