Instituto Vital Brazil amplia programa Cartão Cuidados Especiais

Mais idosos poderão ter direito ao cartão que dá direito à compra de fraldas geriátricas.

O Instituto Vital Brazil ampliou o Programa Cartão Cuidados Especiais. A partir de agora, os idosos com renda até R$ 2.500,00 poderão ter direito ao cartão. A expectativa é que, com o reajuste, o programa abranja cerca de 10% a mais de beneficiários.

Em sete meses de implantação e adequação, o programa já conta com quase 20 mil cartões emitidos. “O Programa foi criado em 2013 e passou por uma fase de teste e ajustes. À época em que foi criado, uma das normas para ter o benefício era a renda máxima de R$ 2mil. Em dois anos, houve reajustes do salário mínimo. Levamos isso em consideração e ampliamos o corte da renda para R$ 2.500,00, que se refere à dois salários mínimos e meio (estadual). Com isso, esperamos abranger cerca de 10% a mais de usuários cadastrados no programa”, disse Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil.

O Cartão Cuidados Especiais permite a compra de fraldas geriátricas em qualquer farmácia ou drogaria do Estado. Porém o uso nas unidades conveniadas ao “Aqui Tem Farmácia Popular”, que já são mais de 2 mil em todos os municípios do Rio de Janeiro, permite ao usuário unir os dois benefícios.

Como funciona - Mensalmente, é creditado no cartão a quantia de R$ 76,80 (até o último dia útil de cada mês) exclusivamente para a compra de fraldas geriátricas.

Quem tem direito - Idosos com idade acima de 60 anos e portadores de deficiência permanente com idade mínima de 18 anos com renda máxima de R$ 2.500,00.

Como fazer para receber - é necessário preencher a fica que está disponível na página www.vitalbrazil.rj.gov.br e enviar cópia dos seguintes documentos: - do usuário: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, laudo médico (válido por 90 dias) e - do responsável: RG, CPF e procuração, curatela ou tutela para o endereço na Rua Dias da Cruz, 638, Méier, Rio de Janeiro – Cep: 20.720-013.

Ainda não recebeu o cartão – O Instituto Vital Brazil disponibilizou uma listagem (sempre atualizada) em sua página (www.vitalbrazil.rj.gov.br) com cartões que foram devolvidos pelo Correio por diversos motivos como, por exemplo, número não identificado e endereço inexistente. Nesses casos, o cartão pode ser retirado na Rua Dias da Cruz, 638, Méier, Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 13h às 16h (munido do original e cópia da identidade, CPF e comprovante de residência do usuário). Também está disponível uma outra relação que consta o número do rastreio do Correio para que o usuário acompanhe a entrega.

Em caso de dúvidas - Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição o telefone 0800 888 9697, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Instituto – O Instituto Vital Brazil é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

- Thaís Marini - +55 (21) 98596-6823 / 99662-2965

- Carolina Maciel - +55 (21) 98082-2808 / 98870-7007