Nosso Quadro Associativo ainda é prioridade

Resultados da pesquisa sobre planejamento estratégico.

Dez mil rotarianos responderam à pesquisa de 2014 sobre o Plano Estratégico, cobrindo as questões mais importantes aos clubes agora e daqui a 10 anos.
Os resultados da pesquisa confirmam que as três prioridades do nosso Plano Estratégico — fortalecer e apoiar os clubes, dar mais enfoque e expansão aos serviços humanitários, e aumentara projeção da imagem pública da organização — continuam refletindo nossas prioridades de:
- Recrutamento e retenção de associados.
- Diversidade.
- Inovação, modernização, flexibilidade e simplificação de processos e regras.
Os resultados podem servir de guia para tornar os clubes mais dinâmicos. Para tanto, avalie seu clube em termos de crescimento, diversidade e retenção de associados. Depois, determine os itens mais importantes aos associados.
- Verifique se o seu clube reflete as características da área em que se encontra. O levantamento mostrou que muitos rotarianos acham que seus clubes não refletem a comunidade. Se este for o seu caso, crie estratégias para atrair pessoas de grupos sub representados em seu clube.
- Organize atividades de desenvolvimento profissional e peça aos rotarianos há mais tempo no clube que sirvam de mentores aos novatos. Cerca de 20% dos respondentes indicaram que queriam ter mais chances de networking, envolvendo principalmente novos associados. Delegue responsabilidades significativas aos associados e mantenha-os informados quanto às iniciativas de seu clube.
- Divulgue seus projetos no Rotary Showcase.
- Pergunte aos associados quais são seus interesses e convide-os para integrar ou liderar comissões e grupos que vão mais ao encontro de suas expectativas.
- Consulte as regras e tradições de seu clube para verificar se é possível fazer algumas mudanças para trazer inovação e flexibilidade. Em vez de dar tanta importância ao comparecimento às reuniões, opte por engajar os associados.Outra sugestão é diminuir os custos que a pessoa tem por ser associada de seu clube, inclusive com refeições.
- Os resultados da pesquisa deixam claro que os clubes que seguem um plano estratégico têm mais sucesso.
Assim, faça um planejamento estratégico e monitore pelo Rotary Club Central o progresso de seu clube em direção ao alcance das metas.

Fonte: Rotary Leader - Março 2015

Enviado por Luiz Carlos em Dom, 08/03/2015 - 13:39 , em