Dez anos mudando a vida em Honduras

Os membros do Rotary do Distrito 6760 retornaram da América Central, em 5 de fevereiro, depois de completarem um projeto de eletrificação de 59 casas em Chaguiton, Honduras. Esta foi a décima etapa de uma viagem que começou em 2006 para o meu clube.

Ao longo dos últimos dez anos, os momentos mais emocionantes e gratificantes de nossas vidas ocorreu não no escritório, ou no chão de fábrica, ou ao sentar-se na frente de uma tela de computador, mas nas aldeias montanhosas remotas do sul de Honduras .

Esses momentos foram preenchidos com a emoção pura. Como o momento em que uma mãe e seus filhos viram como nós construímos um depósito para armazenamento de água e um tanque para lavar roupa que eliminaria a sua necessidade de transportar grandes quantidades de água, muitas vezes esde  taludes íngremes e longas distâncias, para cozinhar, ou beber, ou tomar banho, ou lavar roupa (em 2006).

Perfurando rocha sólida

Ou como o momento em que toda a aldeia se reuniu em volta para ver uma máquina de perfuração cavar um poço de água 150 metros de profundidade através da rocha sólida, para dar ao vilarejo uma fonte de água que iria apoiá-los até mesmo através das estações secas (em 2009).

Ou como o momento em que realizamos nossa primeira clínica odontológica e toda a comunidade acabou - o nosso dentista extraiu 450 dentes naquele dia. Lembro-me de um homem velho, com o rosto radiante de alegria sob um chapéu de palha, vindo até mim, apontando para a grande lacuna em sua boca, e com a outra mão segurando quatro dedos - foram anos de dor agonizante. Abraçou-me com um abraço de urso. Eu chorei quando percebi o que ele estava tentando dizer (em 2008).

Ou como a ocasião em que treze rostos de uma família pobre cheia de satisfação quando a sua nova casa de quatro quartos foi apresentada a eles, em substituição a um casebre dilapidado que mal estava assentado na ponta de uma encosta íngreme - cortesia da contribuição pessoal de um membro da equipe ( em 2009).

Haja luz

E, um momento ainda fresco em minha mente, do sorriso com os olhos marejados de uma senhora idosa, quando ela puxou uma corda pingente pendurada na única luminária em sua cozinha (foto ao lado, cortesia de Neal Beard) - Eu não tenho certeza, quais olhos derramaram o maior número de lágrimas - os dela ou os meus . Ela disse que nunca pensou que viveria o suficiente para ver aquele dia (em 2015).

Há milhares de mais momentos como estes na memória de cada membro da equipe Rotary. A lista poderia continuar e continuar. Mas há uma outra dimensão do nosso trabalho humanitário em Honduras que implora para ser dito: e essa é a percepção de que nossas vidas foram mudadas também. Fortes amizades que construímos, tivemos ideias compartilhadas, nós rimos, e choramos. Criamos laços que nunca podem ser quebrados.

Cada viagem de volta é como uma reunião de família e ficamos ansiosos por todo o ano. Juntos, temos sido uma força para o bem que tem feito a diferença no mundo. Juntos, temos assistido a felicidade, ganhamos uma compreensão mais profunda das necessidades do mundo, e descobrimos beleza onde não sabíamos que existia. Dar de Si Antes e Pensar em Si já não é um slogan que recitamos, é parte do que nos faz funcionar. Você pode saber mais sobre o nosso projeto, visitando o nosso website .

Fonte: Rotary Voices - Stories of service from around the world - Por Neal Barba, ex-presidente do Rotary Club de Lawrenceburg, Tennessee, EUA

Enviado por Luiz Carlos em Ter, 17/02/2015 - 18:14 , em