Rotary RJ Ilha do Governador

Rotary a Serviço da Humanidade

Meu Momento Rotário

“Caros Companheiros Rotarianos,

Cada um de nós é diferente. Cada rotariano teve uma razão para se associar e muitos se lembram vividamente de seu primeiro Momento Rotário – quando deixaram de ser simples associados de Rotary Clubs para se tornarem verdadeiros rotarianos. Eu adoro ouvir estas histórias e descobrir o que levou cada pessoa a se associar. Para algumas foi uma função rotária, um projeto ou a Convenção Internacional. Para mim foi um palestrante em uma das reuniões do Rotary Club de Yashio, mais ou menos dois anos depois que me tornei rotariano. Sou associado fundador do meu clube e fui convidado pelo primeiro presidente que tivemos.

Nunca tinha ouvido falar sobre o Rotary e, na época, não sabia exatamente o que significava servir. Eu era novo na cidade de Yashio e não conhecia muita gente, pois havia acabado de me mudar de Tóquio.

Achei que o Rotary seria uma boa maneira de fazer novos amigos e ajudar minha empresa, e como respeitava a pessoa que me convidou, acabei me associando. Mas para ser sincero, não fizemos muito durante os primeiros dois anos. Toda semana eu ia para a reunião, almoçava e assistia a uma palestra. Além disso, pagava minhas cotas e fazia doações à Fundação Rotária. Porém, não participava de projetos e não sabia como poderia servir no Rotary. Tudo isso mudou quando um palestrante falou aos rotarianos do clube sobre os Serviços Profissionais, um conceito novo para mim. Até então, nunca tinha pensado muito sobre o propósito da minha vida ou sobre o motivo de ter uma carreira. Vivia sempre muito

ocupado, sempre trabalhando, e apenas me concentrava na minha empresa e em como poderia torná-la maior e melhor. Nunca havia parado para pensar de forma mais profunda no propósito do meu trabalho. Entender o significado dos Serviços Profissionais mudou completamente meu comportamento com relação ao meu trabalho e ao propósito de minha existência. Percebi que a meta de um profissional não é apenas ganhar dinheiro, mas contribuir à comunidade, torná-la mais forte e ajudar a fazer com que a vida das pessoas melhore. Quando entendi este aspecto e compreendi o que significa “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, minha vida mudou e passei a me dedicar integralmente ao servir. Este é o meu Momento Rotário.”

Sakuji Tanaka - Presidente de RI 2012-13
Enviado por Luiz Carlos em Seg, 09/02/2015 - 13:58 , em