Rotary RJ Ilha do Governador

Rotary a Serviço da Humanidade

Fundação Bill e Melinda Gates prevê erradicação da pólio em 15 anos

Em carta anual, entidade também aposta na redução pela metade da mortalidade infantil, no avanço da luta contra a malária e num aumento da produção agrícola na África. "Escolhemos metas ambiciosas", diz documento.

A erradicação da pólio e a redução pela metade da mortalidade infantil no mundo são algumas das previsões para os próximos 15 anos feitas pela Fundação Bill & Melinda Gates, listadas em sua carta anual divulgada nesta quinta-feira (22/01). A luta contra a malária também deve avançar, com o desenvolvimento de vacinas e de um tratamento de dose única para a doença.

"Escolhemos metas ambiciosas [...] Nos próximos 15 anos, a vida das pessoas em países pobres vai melhorar mais rápido" do que nunca, afirma o documento da fundação, criada em 2000.

A carta prevê uma longa lista de avanços na saúde e no desenvolvimento global até 2030. Entretanto, Melinda Gates reforça que ainda há muito a ser feito para alcançar as previsões.

A fundação acredita que, em 15 anos, apenas uma em cada 40 crianças (2,5%) morrerá antes dos cinco anos de idade. Atualmente, a taxa é de 5%. A redução será possível graças à amamentação e à ampliação do acesso a vacinas e ao saneamento básico.

Os avanços serão mais perceptíveis na área da saúde, mas também na agricultura, bancos digitais e educação via internet, aposta a fundação. Até 2030, a tecnologia deve ajudar a tirar centenas de milhões de pessoas da pobreza.

Além disso, espera-se que agricultores da África dobrem a produção de suas lavouras nos próximos 15 anos, graças ao acesso a melhores fertilizantes e a culturas resistentes à seca e a pragas.

Fonte: DW

 

Enviado por Luiz Carlos em Sáb, 24/01/2015 - 09:07 , em