Rotary RJ Ilha do Governador

Rotary a Serviço da Humanidade

50 anos de fundação - Contando nossa História

Meio Século, Cinquentenário, Jubileu de Ouro, ou simplesmente 50 anos de existência.

"Eu sei o quanto caminhaste para chegar até aqui, nem sempre entre jardins, mas nem por isso desistiu das borboletas. Nesta caminhada foste perdendo os hormônios e ganhando a experiência. Nem tudo se consegue mudar, porém seus cabelos só ficam brancos quando queres. Mudaste várias vezes no caminho, mas sempre sabendo onde deverias chegar. Fez planos, mudou os planos.

Lógico que se decepcionou com os erros, mas aprendeu com os eles. Foi aprendendo com os anos que tudo pode, mas nem tudo convém. Neste meio século de vida o universo conspirou a seu favor, não que ele tenha te dado o que querias, mas exatamente aquilo que precisavas."

- Autor desconhecido -

O Rotary RJ Ilha do Governador em todos os momentos de sua existência se comportou como uma verdadeira equipe. Não aquela equipe que recebe instruções de um líder e as executa, mesmo a contra gosto. Esta, via de regra, é a receita perfeita para o insucesso de qualquer missão. E nesta situação não foi diferente: todos, à sua maneira e dentro de suas possibilidades, contribuíram decisivamente para que o sucesso fosse alcançado.

A história do Rotary RJ Ilha do Governador foi construída ao longo destes 50 anos de existência tendo como base o vasto acervo de documentos (boletins semanais encadernados, fotos inúmeras, fitas de vídeo cassete), troféus, a Carta Constitutiva, flâmulas de clubes coirmãos, cuidadosamente guardados em nossa secretaria. Enfim, uma coletânea digna da história de um clube de serviço que se preocupava realmente, com o servir.

Tudo aquilo estava ali concentrado graças às sugestões do grande mestre em Rotary, Frederico Smolka, Companheiro do Rotary Club São Cristóvão, padrinho do Rotary Club da Ilha do Governador, quando dos preparativos para a fundação do Rotary Club da Ilha do Governador (primeira denominação do Clube). Foi Smolka o orientador e grande responsável por todos os registros existentes.

E a história do Clube começou em 13 de outubro de 1964, quando 31 Companheiros, sob a presidência do Companheiro Fundador Antônio Carivaldo Pires, assumia a presidência e consolidava o início das atividades do Rotary Club da Ilha do Governador.

Ao longo dos 50 anos todos os Companheiros do Clube se empenharam com o seu melhor, para o sucesso da empreitada, qual fosse, manter firme os objetivos de Rotary em benefício das comunidades insulanas, fosse pelas ações junto às autoridades constituídas, pleiteando e reivindicando ações governamentais para a melhoria do bem-estar da Ilha do Governador, fosse diretamente por seus projetos de cunho social.

Neste sentido, programas importantes marcaram a vida histórica do Rotary RJ Ilha do Governador. Podemos lembrar alguns.

- o MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização;

- o projeto de educação pela TV em parceria com o programa do educador Gilson Amado na extinta TV Continental (seria um embrião da atual educação à distância?);

- as campanhas de vacinação contra a poliomielite;

- os Fóruns de Orientação Profissional, nos quais grupos de Companheiros rotarianos procuram orientar jovens estudantes quanto ao futuro em diversas profissões;

- as campanhas educativas da população, nas quais se incluem campanhas de trânsito, campanhas de prevenção a incêndios;

- a coordenação e implementação de diversas Assembleias Distritais realizadas no Centro de Instruções do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, localizado no bairro do Bananal, na Ilha do Governador;

- a implantação do Interact Club Ilha do Governador e do Rotaract Club Ilha do Governador que contribuíram decisivamente para a formação profissional dos participantes, além de desenvolver os aspectos de direito e cidadania em cada um;

- a realização de diversos eventos RYLA pelo desenvolvimento das habilidades de liderança, que o Rotary RJ Ilha do Governador procurou concentrar em estudantes de nível médio;

- a implantação do Centro Ocupacional Rotary Club, hoje Escola Especial Municipal Rotary Club, inaugurado em 1975, como resultado da grande iniciativa de nosso Clube, surgida em 1969, como um Centro Social a ser construído em terreno cedido pelo governo do estado da Guanabara e futuramente consolidado pela Prefeitura do Rio de Janeiro;

- e, por último, não menos importante, o PEMIG – Projeto de Educação Musical da Ilha do Governador, implantado em julho de 2013 e hoje com excelentes resultados, tendo com um de seus desdobramentos a instalação do Espaço Cultural Yutaka Okumura na Escola Educacional Portfólio, um dos braços operacionais do projeto.

Não podemos nos esquecer que por este Clube passaram autoridades como Governadores do Estado, Prefeitos, Deputados, Vereadores, Secretários Estaduais e Municipais e de Comandantes de Unidades Civis e Militares sediadas na Ilha do Governador, o que facilmente representa o quanto o Rotary Rio de Janeiro Ilha do Governador se mantém fiel aos ideais e objetivos de Rotary.

Alguém pode estar curioso pela não citação, até aqui, de eventos como aqueles comemorativos da Semana do Idoso, Semana de Civismo, Feira da Saúde e Cidadania e muitos outros.

Pois bem, aquele acervo reunido por sugestão de Smolka possibilitou uma grande compilação com o intuito de mostrar as várias fases da história do Rotary RJ Ilha do Governador. Assim é que o Clube lança hoje um e-book com o título “CONTANDO NOSSA HISTÓRIA”, sem o intuito detalhista para cada etapa passada, mas com a finalidade de mostrar o desenvolvimento das atividades do Clube, com os respectivos eventos de destaque.

O Rotary RJ Ilha do Governador agradece a todos os Companheiros que, ao longo dos anos, colaboraram para a edição deste trabalho, pesquisando a história do Clube, relatando fatos não registrados nos anais, fornecendo escritos e fotos disponíveis em seus acervos. Somente assim foi possível produzir o trabalho que ora é apresentado. O endereço na internet no qual o e-book está disponível, para cópia ou download, em formato PDF é o seguinte www.rotaryilha.org.br/Capa 1.jpg .

Este e-book tem também o link clicável para acesso pela imagem ao final deste texto. Nele está mostrado o resultado do trabalho social desenvolvido pela Equipe, com E maiúsculo, Rotary RJ Ilha do Governador.

Sempre ficará a pergunta: como se comportar depois dos 50 anos? A resposta? Juntando forças e trabalhando com dedicação, cada vez mais.

Enviado por Luiz Carlos em Seg, 13/10/2014 - 21:30 , em