Mais de 500 crianças vacinadas contra a pólio em Kiwaba Nzoji

A informação, do chefe de repartição municipal de Saúde, Alberto Araújo, refere que, para além das crianças, foram vacinadas no mesmo período 388 mulheres grávidas contra a BCG, pentavalente e pneumonia 3.

Segundo o responsável, o PAV funciona no município com oito postos fixos de cadeias de frios, em dez unidades sanitárias espalhadas pela circunscrição, o que tem permitido imunizar um elevado número de crianças e mulheres grávidas, sem constrangimentos.

Alberto Araújo fez saber que, comparativamente a igual período do ano passado, houve um aumento de duzentas crianças vacinadas, fruto das constantes campanhas de sensibilização que os técnicos de saúde têm levado a cabo junto das populações.

O responsável adiantou que, relativamente aos cuidados primários de saúde, o projecto decorre a ritmo normal na sua circunscrição, porquanto a assistência tem chegado às localidades mais recônditas, através das equipas móveis, com a realização de consultas ambulatórias, vacinação e outros serviços.

O hospital municipal de Kiwaba Nzoji atende em média 40 pacientes/dia, cujas patologias mais frequentes são a malária, as doenças diarreicas e respiratórias agudas, as conjuntivites e as parasitoses.

O município ocupa uma superfície de 3.019 quilómetros quadrados e apenas uma comuna (Mufuma) e uma população estimada em cerca de 10 mil habitantes maioritariamente camponeses.

Fonte: Agência Angola Press.

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 13/08/2014 - 12:51 , em