Projeto de Educação Musical da Ilha do Governador - PEMIG

O PEMIG, uma iniciativa do ROTARY RIO DE JANEIRO – ILHA DO GOVERNADOR foi instalado no dia 03 de agosto de 2013, e atualmente, cerca de 40 (quarenta) crianças com idades que variam de 5 a 17 anos tem a oportunidade de aprender teoria e um instrumento musical.

Sabemos que a música é um forte meio para a integração social da criança (melhora da timidez, da hiperatividade, do déficit de atenção e até mesmo do combate às drogas). E por esse motivo, o projeto busca não apenas ministrar aulas de música, mas ser uma ferramenta para uma boa formação do caráter e cidadania de seus alunos.

Os locais escolhidos para implementação do projeto situam-se na Igreja Nossa Senhora do Loreto, na Igreja Nossa Senhora Aparecida e na Escola Portfólio Educacional, todas instituições localizadas na Ilha do Governador. A escolha dos locais se deu pela disponibilidade de salas apropriadas para as aulas de música, pelo pessoal de apoio e pela proximidade dos locais das comunidades como Parque Royal e Vila Juaniza.

Em meio ao mundo do tráfico, à violência, à desigualdade social, o PEMIG busca pela valorização do ser humano, através da única linguagem universal: A MÚSICA.

O ROTARY RJ ILHA DO GOVERNADOR patrocina este projeto com apoio da FUNDAÇÃO ROTÁRIA DE ROTARY INTERNATIONAL e a parceria de voluntários das comunidades, em destaque o PROFESSOR E MAESTRO EDUARDO que coordena e administra as aulas de música. O aluno ingressa no projeto após uma entrevista com a direção dos núcleos e é fundamental que esteja matriculado e estudando normalmente em estabelecimento de ensino. A participação é totalmente gratuita, sendo que dependendo da atuação do aluno, é permitido o uso dos instrumentos que foram doados pelo Rotary RJ Ilha do Governador, o qual fica sob a responsabilidade do aluno.

O projeto aceita crianças com dislexia, autismo, ASPERG, TDA, transtorno de ansiedade, que em convívio com os demais e usando a música como elemento de transformação permite uma integração saudável e harmoniosa do grupo.

O PEMIG é uma iniciativa bem sucedida do Companheiro Armando de Almeida Faria, que conta com a colaboração de Companheiros do Clube.

Imagens da apresentação dos instrumentos adquiridos com Projeto de Subsídio Distrital da Fundação Rotária, realizado no período 2012-2013, Presidente Sylvio Augusto Regalla, entregues por ocasião da posse do Presidente 2013-2014, Marcos Antônio Alves.

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 17/07/2014 - 23:23