Instrução e orientação para o Tesoureiro do Clube

O tesoureiro do clube deve reunir condições e qualificações para o exercício do cargo. O tesoureiro é o responsável pelas finanças do clube.

O regimento interno do clube determina que o tesoureiro deve depositar os fundos em uma conta bancária e os pagamentos realizados por cheques assinados pelo tesoureiro e presidente. Uma rigorosa verificação de todas as transações financeiras do clube será conduzida anualmente por um perito em contabilidade.

AS FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DO TESOUREIRO DO CLUBE SÃO:
· Cuidar e manter a contabilidade do clube;
· Administrar os fundos do clube;
· Fazer relatório sobre a situação financeira do clube anualmente ou quando o conselho diretor do clube solicitar;
· Fazer orçamento das receitas e despesas do clube;
· Entregar ao sucessor ou ao presidente do clube todos os fundos, livros de contabilidade ou quaisquer outros bens do clube que estiverem em seu poder ao término do mandato.
· Obedecer à legislação fiscal: declarar anualmente imposto de renda, atualizar o cadastro do CNPJ, prefeitura e INSS, além de: DIPJ, RAIS e GFIP.
· Trabalhar com a Fundação Rotária.

RECEBER E ENVIAR AS COTAS E TAXAS:
- AO RI: Cada Rotary Club paga ao RI, em 1° de julho e 1° de janeiro, uma cota per capita anual e cotas pró-rateadas de 1/12 (um doze avos) da cota total para cada mês completo de associação do novo rotariano. Para o ano rotário de 2013-
14, o valor a ser pago a cada semestre é US$26,50 por associado.
- TAXAS DO RI. Além das cotas per capita rotarianos pagam a assinatura da revista rotária, taxa do Conselho de Legislação e outras despesas;
- COTAS DO DISTRITO: para financiar atividades administrativas e desenvolvimento do Rotary. O valor dessas cotas e condições de pagamento serão aprovados anualmente na Assembléia Distrital, PETS OU Conferência.

PENALIDADES POR INADIMPLÊNCIA:
Após seis meses do vencimento da per capita os clubes que estiverem devendo US$250 ou mais serão desativados.
Clubes que não quitarem suas dívidas até 365 dias da data de desativação não poderão voltar a integrar o RI com seu antigo nome, histórico e data de fundação, nem terão direito à reativação.
Por suspensão dos serviços o conselho diretor do RI entende que os clubes em atraso com seus pagamentos perdem o direito de votar qualquer assunto distrital, do RI e deixam de receber correspondência do RI Brasil Office ou do governador do distrito, exceto aqueles referentes à cobrança da dívida.

BAIXA DE ASSOCIADO:
O associado que não quitar dívida dentro de 30 dias do vencimento deve ser notificado pelo secretário do clube sobre a quantia devida e o prazo final para pagamento.
Se não fizer o pagamento até dez dias após a notificação, a baixa do associado será decidida pelo conselho diretor do clube.
Clubes ao admitir ex-rotarianos devem verificar com os clubes anteriores se eles estavam em dia com suas obrigações, antes de admiti-los ao clube.

BIBLIOGRAFIA:
Manual de Procedimento, 2010. Manual do Presidente de Clube, 2012 Manual do Tesoureiro do clube, 2012.

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 29/05/2013 - 22:30 , em