Dia Mundial Contra a Pólio: A luta continua

O Rotary é uma organização humanitária global com mais de 1,2 milhão de associados em 34.000 Rotary Clubs, espalhados por 200 países e nações. Seus associados são homens e mulheres comprometidos a construir um mundo melhor através da prestação voluntária de serviços.

Desde de 1985, a prioriedade do Rotary é a erradicação da pólio. Os parceiros do Rotary na condução da iniciativa Global de Erradicação da Pólio são a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os rotarianos já contribuíram US$1 bilhão e incontáveis horas de trabalho voluntário à erradicação da paralisia infantil. O “End Polio Now” é o nome da campanha global do Rotary Internacional, lançada em 2007, com a finalidade de impulsionar a iniciativa Global para Erradicação da Pólio, da qual é um dos parceiros fundadores. Seu objetivo é conscientizar o mundo sobre a importância da erradicação da doença, e levantar recursos para a imunização de crianças nos países pobres com risco da doença.

A pólio é uma terrível doença. No passado quase 500 mil crianças por ano ficavam paralisadas ou morriam da pólio. Até hoje, a única doença erradicada foi a varíola, em 1979. Em 1988, o mundo decidiu que queria se livrar da doença, e torná-la a segunda doença a ser eliminada da superfície da terra. Todos os governos e muitas organizações se uniram e assumiram um compromisso naquela ocasião: o de erradicar a pólio. E a forma disso acontecer era vacinando crianças – administrando duas gotas.

Hoje mais de 99% dos casos foram eliminados. Mais de dois bilhões de crianças foram imunizadas em 122 países, evitando cinco milhões de casos de paralisia e 250.000 mortes ao longo desse tempo. Restam apenas três países endêmicos com a doença. Estamos a um passo de fazer história. Estamos a um passo de mudar o mundo. Estamos a um passo de acabar com a pólio.

A Educação Adventista é parceira nesta luta. Participe você também. Faça parte da história você também, ajude a acabar com a pólio agora. Sua contribuição é muito importante. Afinal enquanto a pólio representar ameaça para uma única criança, todas estarão em risco. É preciso agir agora. Doe e ajude o Rotary a erradicar a pólio no mundo.

Fonte: Jornal Popular Catarinense

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 25/10/2012 - 15:50 , em