O Rotary na Rio +20 - A ONU homenageia o Rotary

Na Cúpula Carl Seagan do Planetário da Gávea, no Rio, dia 19 de junho deste ano, o Rotary International recebeu uma homenagem bastante especial das Nações Unidas.

O momento escolhido foi a Cúpula de Cidadania e Voluntariado onde a Fundação Humanitare com seus parceiros mostrava painéis que explanavam o tema do voluntariado corporativo.

A bandeira Rotary se destacava ao lado da outra homenageada – que foi a Fundação HSBC Solidariedade. O Rotary, por ser a mais antiga instituição humanitária da ONU e o HSBC, por ser a mais nova.

A Cúpula estava lotada daqueles que se interessam pela sustentabilidade – autoridades públicas, empresas, fundações, voluntários; a agenda estava sendo seguida num “streaming ”por 1.500.000 pessoas; as mesas foram formadas pelas cabeças mais expoentes nas questões de desenvolvimento inclusivo e sustentável. Falamos de nomes como: Thomas Stelzer e Ronald Rich – das Nações Unidas; Helio Duarte, Nelton Friedrich – do HSBC e Itaipu; Rodrigo Baggio, Wanda Egel Arns e Sheila Pimentel entre outras pessoas comprometidas com a sustentabilidade.

Subsecretário das Nações Unidas, Thomas Stelzer foi a personificação do reconhecimento pela ONU, da presença positiva e operante do Rotary no mundo. Junto a uma autoridade da cultura do Brasil, Thomas Stelzer formalizou, com sua presença, a entrega de uma placa de homenagem ao Rotary.

O governador Wanderley Chieza subiu ao palco sob o vocativo “grande amigo e líder nato” a convite de Sheila Pimentel, representando o Rotary Internacional; levantou emocionado a placa ao lado da próxima governadora, a elegante senhora Alice Lorentz.

Na foto ao lado, Sr. Thomas Stelzer, Assistente do Secretário Geral da ONU, Governador Wanderley Chieza 2011-2012 e Governadora Alice Lorentz 2012-2013.

Foi a consolidação de uma história de feitos memoráveis, de parcerias entre Rotary e ONU. Os rotarianos estiveram em outubro de 1945 na fundação das Nações Unidas, com 25 representantes.

A longa parceria que ora culmina com o festejado status associativo foi de grande importância para a erradicação da poliomielite no mundo: há anos que o Rotary vem se dedicando a isso com sucesso – em tão somente 4 países do mundo ainda se ouve falar desse mal.

Instituições presentes, através de seus líderes, agradeceram ao Rotary pelo seu desempenho e foi na pessoa do governador Wanderley Chieza que a presidente da Fundação Humanitare Sheila Pimentel agradeceu a presença de todos os líderes que ali se encontravam.

Ao final de um Painel, o subsecretário Thomas Stelzer, governadores e rotarianos reuniram-se em torno da bandeira para foto comemorativa: Chieza, Bemvindo, Medeiros, Salvador, Ricardo Gondim e Paulo Sérgio da Cruz, presidente do Rotary Flamengo, com a bandeira do clube.

Esta homenagem se constitui num inesquecível reconhecimento, de grande valor, dirigida a uma instituição que conhece como ninguém a importância da liderança, de governanças modernas capazes de transformar o mundo tornando-o mais verde, mais humano e sustentável – isto é Rotary!

Fonte: Boletim do RC de Copacabana

Enviado por Luiz Carlos em Ter, 26/06/2012 - 15:19 , em