Rotary RJ Ilha do Governador

O Rotary Faz a Diferença

Presidente do RI outorga medalha ao presidente do Afeganistão

O presidente do Rotary International, Kalyan Banerjee, outorgou uma medalha ao presidente afegão Hamid Karzai no dia 2 de abril em Cabul, em reconhecimento ao seu suporte à Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, da qual o Rotary é um dos principais parceiros.

Primeiro presidente do RI a ir ao país, a visita de Banerjee foi possível graças à atuação do curador da Fundação Rotária Stephen R. Brown e de Fary Moini, ambos do Rotary Club de La Jolla Golden Triangle, EUA, que fez vários projetos em Jalalabad.

Por 45 minutos, Karzai e Banerjee falaram sobre lições aprendidas na Índia que podem ser aplicadas no Afeganistão. Em fevereiro, a Índia, país de Banerjee, foi retirada da lista de países endêmicos da pólio.

“Eu incentivo o presidente a manter o ritmo de atividades de imunização, pois isso irá eliminar a pólio no Afeganistão”, disse Banerjee.

Continuação do suporte

Karzai prometeu que seu governo continuará apoiando o programa de erradicação e enfatizou que irá pessoalmente informar ao público sobre a importância de se vacinar todas as crianças.

Banerjee disse que os líderes muçulmanos indianos poderiam conscientizar os muçulmanos afegãos sobre a importância da imunização contra a pólio. A atuação de rotarianos indianos foi essencial para ganhar a confiança do clero muçulmano e esclarecer à população a necessidade da imunização.

Banerjee disse que ambos os países podem fazer intercâmbio de equipes de trabalhadores da saúde, de forma que os indianos possam ensinar melhores práticas para vencer os desafios no Afeganistão.

O Afeganistão é um dos três países em que o vírus da pólio nunca deixou de circular. Até agora em 2012, o país registrou cinco casos de pólio (foram 80 em 2011) dos 36 ocorridos mundialmente. Os outros dois países endêmicos são Nigéria e Paquistão. Um grande desafio é evitar que o vírus atravesse a fronteira entre o Afeganistão e Paquistão, o que exige maior colaboração entre os dois países. O Paquistão registrou 15 casos este ano, comparado a 198 em 2011.

Trabalho do Rotary no Afeganistão

Banerjee esteve no Afeganistão acompanhado de Brown; Moini; Dr. Ajmal Pardis, presidente da Comissão Pólio Plus do Afeganistão e associado do Rotary Club de Jalalabad; e Mohammad Ishaq, do Rotary Club de Jalalabad.

Brown e Moini lideraram vários projetos e participaram de Dias Nacionais de Imunização no país. O programa Global Connections and Exchange do Rotary Club de La Jolla Golden Triangle Rotary administra treinamento em internet em laboratórios de 13 escolas do ensino médio e também em um centro de treinamento em Jalalabad.

Enviado por Luiz Carlos em Dom, 22/04/2012 - 18:27 , em