Cientista australiano e associação alemã são premiados pela Fundação Rotária

John Skerritt, cientista e secretário-adjunto do Departamento de Indústrias Primárias do estado de Victoria, Austrália, foi escolhido pelo Conselho de Curadores como ganhador do Prêmio da Fundação Rotária por Serviços à Humanidade de 2011-12.

Patrocinado pelo Rotary Club de Carlingford, Nova Gales do Sul, Skerritt foi Bolsista Rotary pela Paz na University of Michigan, nos EUA. Associado do Rotary Club de Hampton, ele receberá o prêmio no dia 8 de maio na Convenção do RI em Bangcoc.

"Muitos candidatos são merecedores deste prêmio; sinto-me honrado por ser reconhecido", disse Skerritt.

Nos últimos 30 anos, ele liderou diversos treinamentos e deu assistência a projetos de agricultura, ciências médicas, meio ambiente e problemas de administração pública na Índia, na Indonésia e em países do sudeste asiático e da África.

Skerritt gerencia uma equipe de 1.250 funcionários e um orçamento anual de US$250 milhões, sendo um dos principais cientistas de políticas públicas do governo para pesca, silvicultura e emergências agrícolas. Em 2010, ele liderou um projeto bem-sucedido contra uma praga de gafanhotos no leste da Austrália, que do contrário teria causado US$2 bilhões em danos. No ano passado, sua equipe ajudou a comunidade agrícola daquela região a se recuperar rapidamente após uma inundação sem precedentes.

Ex-rotaractiano e interactiano, ele recebeu inúmeros prêmios por suas pesquisas e trabalho governamental na área de ciências e desenvolvimento agrícola.

"Durante o tempo em que fui bolsista, aprendi como as colaborações internacionais são uma importante maneira de resolver grandes problemas. A base do meu trabalho é melhorar a vida dos outros, e o Rotary me mostrou a importância de doar."

Grupo alemão de alumni é homenageado

A Rotary Foundation Alumni Deutschland (RFAD), associação de alumni da Alemanha, foi escolhida como ganhadora do Prêmio Associação de Alumni do Ano de 2011-12.

"Estamos muito felizes em receber este prêmio, que homenageia o esforço conjunto de muitas gerações de presidentes e membros da RFAD", disse Christoph Saenger, presidente do grupo.

Fundada em 1998, a RFAD se dedica a manter e fortalecer o contato entre alumni e o Rotary. O grupo de 270 membros organiza seminários para participantes de programas da Fundação e se reúne frequentemente com rotarianos. Eles apoiam uma variedade de projetos humanitários a nível internacional e financiam sua própria bolsa de estudos através da Fundação a cada 5 anos.

Em 2010-11, a RFAD arrecadou cerca de US$13.500 para completar um projeto hídrico na Costa Rica, fornecer poços d'água para a República Democrática do Congo e ajudar uma escola afetada pelo tsunami no Japão.

"Isto dá aos nossos alumni a sensação maravilhosa de fazer a diferença, seja ajudando um bolsista a superar o choque cultural de chegar na Alemanha ou se envolvendo em projetos humanitários", disse Saenger.

A RFAD promove muitas outras atividades, como um Oktoberfest aberto para alumni do mundo inteiro, com workshops sobre como melhorar a colaboração de alumni e atividades culturais.

Fonte: Ryan Hyland e Megan Ferringer - Notícias do Rotary International - 14 de março de 2012

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 15/03/2012 - 16:09 , em