Release do Instituto Rotary do Brasil em Goiânia

O Pré Instituto aconteceu de 3 a 7 de setembro quando houve os seminários de treinamento dos governadores eleitos, governadores indicados, instrutores distritais e presidentes das comissões distritais da Fundação Rotária, Desenvolvimento do Rotary e da Imagem Pública.

Durante o Pré Instituto o distrito 4490 esteve bastante representado. No Seminário para Instrutores Distritais o EGD Meton Vasconcelos foi o secretário. O EGD e Coordenador da Fundação Henrique Vasconcelos foi um dos organizadores do Seminário da Fundação Rotária. O EGD Julio Lossio expos o tema Recrutamento no Seminário para os Presidentes das Comissões do Desenvolvimento do Quadro Social organizado pelos Coordenadores José Ubiracy (Bira) e Alceu Eberhardt. Participou também como expositor no Seminário para Delegados Distritais ao Conselho de Legislação.

A abertura do XXXIV Instituto Rotary do Brasil aconteceu no dia sete de setembro no Centro de Convenções Oliveira Place com a presença mais de mil pessoas. Estiveram presentes o Governador do Estado de Goías e o Prefeito de Goiânia. Como autoridades rotárias o Presidente dos Curadores da Fundação Rotária Bill Boyd e sua esposa Lorna, o ex-presidente de RI Luis Giay e sua esposa Célia, o diretor de RI José Antonio Antiório e sua esposa Ana Lucia, além de todos os ex-diretores de RI do Brasil e Carlos Speroni, ex-diretor de RI da Argentina. Portugal esteve representado por três ex- governadores. Inscreveram-se mais de mil rotarianos e acompanhantes.

A Solenidade foi um espetáculo de modernidade pelo uso da tecnologia em luz, som e imagens digitalizadas. Além da beleza do desfile das bandeiras e das palavras inspiradas dos oradores. Lamentou-se a impossibilidade da presença do Presidente de RI Kalyan Barnejee e sua esposa Binota, que ficaram retidos em São Paulo por perderem a conexão para Goiânia, após 36 horas de voo desde Bangladesh.

De 8 a 10 aconteceu o XXXIV Instituto Rotary do Brasil, com palestras inspiradoras sobre temas rotários proferidas pelo presidente de RI Kalyan Barnejee, o Presidente dos Curadores da Fundação Rotária, Bill Boyd, Luis Giay, Diretor e Convocador Antiório, Silvia Campos e Denise Gonçalves, Alceu e Bira, Henrique Vasconcelos e Carvalho, Gueiros, Ricardo Gondim, Hallage, Pretoni, Eduardo Pimentel e a ex bolsista Katia Dantas sobre as Bolsas Pró Paz. O Ministro Henrique Meireles, ex presidente do Banco Central falou sobre a economia brasileira e Marisa Donatelli sobre a nova marca da YMCA.

Um dos momentos de grande emoção foik a apresentação dos Jovens do Intercâmbio de Jovens, que terminaram sua apresentação cantando We Are the Children. Durante o Instituto foi marcante a presença do Coordenador da Fundação Rotária para a zona 22B Henrique Vasconcelos. Durante o Seminário sobre a Fundação Rotaria, além de palestrante foi quem conduziu a entrega dos reconhecimentos aos distritos que mais arrecadaram. O distrito 4490 foi agraciado com um reconhecimento por ter arrecadado mais de 100 mil dólares. O distrito doou para a Fundação Rotária cerca de 150 mil dólares. Na ausência do governador José Expedito Araújo (2010-2011) e do atual governador Francisco Nascimento recebeu a comenda o decano do Conselho de Governadores o EGD Meton Vasconcelos.

O distrito 4490 também esteve representado no Grupo de Trabalho para os Delegados ao Conselho de Legislação, através do EGD Julio Lossio que secretariou o grupo e cujo relatório será publicado neste site.

Como ninguém é de ferro, tivemos a noite do reencontro dos governadoresw dos diversos anos. Na noite do dia 9, no jantar dos Major Donors, aqueles que doaram mais de 10 mil dólares para a Fundação Rotária o nosso distrito marcou uma presença que enche de orgulho todos nós rotarianos do 4490. Inicialmente, Agerson Tabosa recebeu o reconhecimento pela doação de 25 mil dólares ‘in memorium”. Recebeu a honraria das mãos dos presidentes do RI (Barnejee) e da Fundação Rotária (Bill Boyd), a viúva Maria Vital num clima de grande emoção vivido por todos, principamente depois das palavras do diretor Antiório.

Outro momento de destaque do distrito 4490 foi quando os EGD Meton Vasconcelos e Henrique Vasconcelos receberam o reconhecimento como doadores testamentários de 25 mil dólares para o Fundo Permanente da Fundação Rotária. Um jantar dançante muito concorrido encerrou o XXXIV Instituto Rotary do Brasil.

Release de autoria e responsabilidade do EGD Julio Lossio

Enviado por Luiz Carlos em Sex, 16/09/2011 - 13:06 , em