Equipes de formação profissional contribuem para a educação infantil

Equipes de formação profissional de Rustenburg, África do Sul (Distrito 9400) e Bridgeport, EUA (Distrito 7980) descobriram que as suas comunidades enfrentam desafios parecidos no campo da educação pré-escolar.

Financiadas por distritos pilotos do Plano Visão de Futuro, as equipes puderam ver de perto os desafios relativos ao ensino pré-escolar em regiões rurais próximas a Rustenburg e em áreas urbanas de Bridgeport. Depois, compartilharam melhores práticas para o desenvolvimento de currículos pré-escolares, construção de instalações de ensino e obtenção de suporte da comunidade. O projeto apoia a área de enfoque "educação básica e alfabetização" e recebeu um Subsídio Global de US$35.625 da Fundação Rotária. A iniciativa também incluirá treinamento on-line para professores.

A equipe americana visitou sete pré-escolas administradas pelo Royal Bafokeng Institute, que foi criado pela Nação Royal Bafokeng.

“Trocamos muitas ideias com os nossos colegas da África do Sul sobre como melhorar a liderança e gerenciamento de programas de ensino infantil e ajudar as crianças e suas famílias a se prepararem para iniciar a escola", disse Welles-Nystrom, do Rotary Club de Fairfield. "Aprendemos sobre os desafios que elas enfrentam, como HIV/Aids, moradia, falta de higiene e pobreza."

Ajuda dos avós

Durante a viagem a Connecticut, a equipe da África do Sul visitou pré-escolas, creches, workshops e programas para pais. Bertha Mohube, integrante da equipe, é supervisora de uma pré-escola de Bafokeng e, além de dar aulas a 40 crianças, ela também ajuda a preparar refeições para os alunos e supervisiona a manutenção do prédio escolar. Segundo ela, as crianças se beneficiariam da ajuda de mais adultos, porém a maioria dos pais ainda é adolescente.

Sean Tunmer, colega de equipe e gerente de programa do Royal Bafokeng Institute, concorda e disse que existem muitos avós na comunidade que estão dispostos a ajudar nas escolas.

Segundo Tunmer, os professores de Bafokeng participam semanalmente de workshops de desenvolvimento profissional para manter a qualidade do ensino. Durante a visita a Bridgeport, a equipe sul-africana fez alguns módulos de treinamento para professores nas Housatonic Community Colleges. Os dois países usarão estes cursos on-line para obterem certificação em ensino pré-escolar.

Welles-Nystrom disse o seguinte sobre o intercâmbio: "Estamos comprometidos a continuar esta importante colaboração e já estamos planejando futuros treinamentos e projetos de pesquisa".

Para ler mais sobre a fase piloto do Visão de Futuro, faça a assinatura do Boletim do Plano Visão de Futuro.

Enviado por Luiz Carlos em Sex, 12/08/2011 - 10:06 , em