Rotary RJ Ilha do Governador

O Rotary Faz a Diferença

Por que o ano rotário começa em 1° de julho

 

Já parou para pensar por que o ano rotário começa no dia 1° de julho? Isso se deve, em grande parte, à Convenção do Rotary.  

O primeiro ano fiscal do Rotary começou no dia seguinte ao encerramento de sua primeira Convenção, em 18 de agosto de 1910. O ano fiscal 1911-12 seguiu a lógica, com a diferença que começou no primeiro dia da Convenção de 1911, em 21 de agosto. 

Em sua reunião de agosto de 1912, o Conselho Diretor do RI encomendou uma auditoria na Associação Internacional de Rotary Clubs. Os auditores recomendaram que a organização finalizasse seu ano fiscal em 30 de junho, para dar ao secretário e tesoureiro tempo suficiente de preparar os detalhes financeiros para apresentação na Convenção e ao Conselho Diretor, e determinar o número de delegados de clube presentes no evento.  

 

O primeiro ano fiscal do Rotary começou no dia seguinte ao encerramento da  primeira Convenção dos Rotary Clubs da América, em Chicago, no ano de 1910.

A Comissão Executiva concordou e, na reunião de abril de 1913 designou 30 de junho como o último dia do ano fiscal. A medida permitiu mudanças no período de entrega de relatórios de quadro associativo e pagamentos dos clubes. Até mesmo a revista The Rotarian , a partir da edição de julho de 1914, mudou seu sistema de numeração para refletir o ano fiscal em vigor até hoje.  

As Convenções do RI continuaram acontecendo em julho ou agosto até 1917. Na Convenção de 1916 em Cincinnati, EUA, foi aprovada uma resolução mudando o evento para junho, principalmente por causa do calor em julho e agosto nas cidades que poderiam sediar a Convenção. Assim, a próximo evento aconteceu de 17 a 21 de junho em Atlanta, também nos EUA.  

Desde 1913, o termo "ano rotário" tem sido usado para marcar o período administrativo anual da organização. Um artigo da The Rotarian de julho do mesmo ano informava: “O ano rotário que está para se encerrar foi pontuado por excelentes reuniões conjuntas de clubes”.

Desde 1913 o ano rotário sempre termina em  30 de junho.

Por Susan Hanf e Jason Lamb - Notícias do Rotary International — 14 de julho de 2011  

Enviado por Luiz Carlos em Ter, 19/07/2011 - 12:44 , em