Clubes dão exemplos de Serviços Profissionais

Ryan Hyland em Notícias do Rotary International de 29 de outubro de 2010, nos apresenta matéria tratando dos Serviços Profissionais em Rotary e trazendo como exemplo, projeto desenvolvido pelo Rotary Club de Minneapolis South, EUA, que utiliza a colaboração de empresas locais, agências de desenvolvimento e instituições de ensino. Veja a matéria completa a seguir.

Nos últimos três anos, o Rotary Club de Minneapolis South, EUA, tem ajudado jovens com distúrbios de aprendizado e comportamento a explorar carreiras de seu interesse.

O clube tem uma parceria com o centro de recrutamento Minneapolis South Workforce Center e sete escolas voltadas a alunos com necessidades especiais, em um programa que acontece duas vezes ao ano e possibilita que os alunos passem o dia vendo profissionais em seu ambiente de trabalho.

Mais de 30 estudantes e jovens de 18 a 21 anos observam trabalhadores de áreas comoenfermagem, segurança pública, processamento de dados e serviços domésticos.

Dois estudantes participam do Camp Enterprise, projeto que vem sendo realizado pelo Rotary Club de San Diego, EUA, desde 1976. Foto cedida pelo Rotary Club de San Diego

Sandra Schley, ex-governadora do Distrito 5950, explica que programas vocacionais como este são essenciais, principalmente se levarmos em consideração o índice de 70% de desemprego de pessoas com necessidades especiais nos Estados Unidos.

"Este projeto mostra aos jovens deste grupo que eles precisam trabalhar e se tornar membros ativos e independentes de suas comunidades", diz Schley. "Além disso, faz com que enxerguem possibilidades reais para si mesmos."

O clube oferece transporte e refeições aos participantes. Os rotarianos, antes de levarem os jovens ao seu dia de observação, também falam sobre suas próprias carreiras.

"Este é um projeto ótimo, pois utiliza a colaboração de empresas locais, agências de desenvolvimento e instituições de ensino", comenta Ellie Emanuel, presidente da Comissão de Serviços Profissionais do clube. "Estamos incentivando os jovens a estabelecerem contatos na comunidade."

Os associados do clube também visitam escolas para ajudar alunos com dificuldades.

Durante o mês de outubro, os rotarianos são incentivados a dar enfoque aos Serviços Profissionais, uma das cinco Avenidas de Serviços. O Rotary International reuniu diversos exemplos de projetos de Serviços Profissionais enviados por governadores de 2009-10. Aqui estão alguns deles:

• O Rotary Club de San Diego, EUA, vem realizando o Camp Enterprise desde 1976, que ajuda a ensinar cerca de 80 alunos do ensino médio sobre empreendedorismo e suas vantagens. Os alunos são de diferentes escolas, culturas, etnias e classes sociais.
  • O Rotary Club de Krasnodar, Federação Russa, desenvolveu o projeto "Meu Futuro Profissional" para órfãos de 14 a 16 anos, que inclui seminários sobre automotivação, comunicação, carreira e trabalho, e preparação para o futuro. Os rotarianos organizam visitas a empresas e fábricas locais. "Este projeto é um grande exemplo de Serviços Profissionais porque os rotarinos compartilham sua experiência profissional com jovens que muitas vezes tem uma percepção errada da vida e, assim, não se dão conta de suas habilidades e de seu potencial", esclarece Nadezhda Papp, ex-governadora do Distrito 2220.
  • Associados do Rotary Club de Bern, Suíça, oferecem estágios de duas semanas para os jovens menos favorecidos de uma escola na Alemanha. Os estudantes trabalham em empresas na Suíça e aprendem a fazer seu marketing pessoal. O Rotary Club de Essen-Baldeney, Alemanha, indica os alunos e o clube de Bern, Suíça, oferece apoio financeiro. "Fico feliz por ter me dado bem com as pessoas de um país estrangeiro e descobrir que posso me virar sozinha", diz Katarian Kanakusen, ex-estagiária. "Aprendi muito durante minhas duas semanas na Suíça."

Para mais informações:

Enviado por Luiz Carlos em Seg, 01/11/2010 - 14:15 , em