Rotary RJ Ilha do Governador

O Rotary Faz a Diferença

Rotarianos continuam dedicados a prover água potável

O Rotary Club de Summerland, Canadá, vem ajudando os moradores do distrito de Nakuru, Quênia, a ter acesso a água potável por muitos anos.

Desde 2002, o Rotary Club de Summerland, com a ajuda do Rotary Club de Nakuru e outros clubes quenianos, vem patrocinando a construção de mais de 2.500 reservatórios de coleta de água da chuva, melhorando a vida de mulheres da região e permitindo que forneçam água potável a seus familiares.

Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário ajudaram a distribuir os reservatórios, que foram fabricados localmente e têm capacidade para 10.000 litros de água, o suficiente para dez pessoas. O projeto também recebeu apoio do Distrito 1580 (Holanda), além de mais de US$315.000 em Subsídios 3-H e Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária.

O projeto é apenas um exemplo do compromisso contínuo de rotarianos para melhorar o acesso a água potável, um dos temas da Semana Mundial da Água de 2010.

Todos os anos, especialistas, formadores de opinião e líderes de todo o mundo se reúnem na Semana Mundial da Água para trocar ideias e encontrar soluções para as questões hídricas mais urgentes. Ron Denham, presidente do Grupo Rotarianos em Ação pelos Recursos Hídricos e Saneamento, é um dos participantes do evento, que está acontecendo esta semana em Estocolmo, Suécia.

Desde 1978, a Fundação Rotária já outorgou cerca de 5.000 subsídios, totalizando US$52,7 milhões em apoio a projetos de recursos hídricos e saneamento básico.

Entre os trabalhos do Rotary para garantir o acesso a água potável e saneamento em todo o globo, estão:

  • Em 2009, o RI e a USAID formaram a Colaboração Internacional H2O, cujos projetos iniciais visavam levar água potável e saneamento básico a comunidades da República Dominicana, Gana e Filipinas. Na República Dominicana, fundos serão utilizados para oferecer educação sobre hábitos de higiene e filtros bioareia. Em Gana, mais de 85.000 pessoas em cerca de 110 vilarejos se beneficiarão de sistemas hídricos, poços, tanques de coleta de água pluvial e treinamento sobre higiene. Nas Filipinas, um projeto para melhorar o sistema de esgoto ajudará mais de 150.000 pessoas.
  • Os Rotary Clubs de Pilar Norte, Argentina, e Griffin, EUA, vêm trabalhando juntos no projeto Better Health throught Better Hygiene, lançado em junho de 2009. Um Subsídio Equivalente da Fundação Rotária ajudou na aquisição de folhetos, livros e kits de higiene pessoal para mais de 6.000 crianças da cidade argentina de Pilar. Rotarianos também forneceram aos professores pôsteres e manuais para ajudá-los a promover hábitos de higiene nas salas de aula, dando-lhes sabonete e gel desinfetante a fim de incentivar os alunos a lavarem as mãos na escola.
  • Rotarianos no Distrito 6440, EUA, entregaram e montaram filtros de água para nove famílias na Guatemala ao visitarem um projeto de desenvolvimento comunitário no pais, em fevereiro.

Fonte: Notícias de Rotary International.

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 13/10/2010 - 10:15 , em