Rotarianos no Paquistão promovem a erradicação da pólio e dão assistência às vítimas das enchentes

Antoinette Tuscano, em Notícias do Rotary International, de 5 de outubro de 2010, apresenta matéria tratando da forma como Rotarianos e voluntários uniram-se com recursos para promover a erradicação da pólio e dar assistência às milhares de vítimas das enchentes em Khyber Pakhtunkhwa e no Punjab paquistanês, muitas das quais estão vivendo em acampamentos com saneamento precário.A matéria completa está a seguir.

Recursos e voluntários ligados à erradicação da pólio foram mobilizados para dar assistência às milhares de vítimas das enchentes em Khyber Pakhtunkhwa e no Punjab paquistanês, muitas das quais estão vivendo em acampamentos com saneamento precário.

Aziz Memon (de boné amarelo) e outros rotarianos visitam acampamento de vítimas das enchentes. Foto cedida por Aziz Memon

A grande infraestrutura de erradicação da pólio existente no país está sendo usada para ajudar na identificação de necessidades e no monitoramento de epidemias e doenças transmitidas pela água. Epidemiologistas e agentes de vigilância da iniciativa de erradicação da pólio das áreas mais afetadas estão sendo equipados com carros, rádios, telefones, remédios e reservatórios de água potável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as enchentes causaram a morte de cerca de 1.500 pessoas e afetaram mais de 20 milhões de residentes. O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, referiu-se ao desastre como o pior já visto.

As enchentes prejudicaram muito o sistema de saúde pública da região, inclusive a rede de frio, que é crucial para o transporte da vacina antipólio na temperatura adequada.

"As enchentes no Paquistão tornaram mais difíceis os esforços de erradicação da pólio. Estamos tentando vacinar as crianças nos acampamentos e esperamos continuar fazendo isso", disse Aziz Memon, presidente da Comissão Nacional Pólio Plus.

De acordo com a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, há um risco muito grande de aumento no número de transmissões no segundo semestre de 2010. Para evitar que isso aconteça, Dias Nacionais de Imunização foram agendados para setembro e outubro, visando a vacinação de 24 milhões de crianças menores de 5 anos. O Rotary International patrocinou 90.000 contêineres para vacinas para os eventos de setembro.

Rotary e Rotaract Clubs nos Distritos 3271 e 3272, que englobam o Paquistão e o Afeganistão, estão trabalhando em suas regiões para fornecer comida, roupas, assistência médica e abrigo às vítimas das enchentes.

Kashif Aziz e Baldev Kumar Maheshwari, ambos médicos e associados do Rotary Club de Samaro, Paquistão, e outros rotarianos organizaram um centro médico em Pir Patho no final de agosto, tratando mais de 2.300 pacientes. Rotarianos também distribuíram 200 sacos de comida, 2.000 peças de roupa e 300 pares de sapato no local, sob supervisão de Nadeem Nabi Kaim Khani, presidente do clube.

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 07/10/2010 - 09:04 , em