Rotary RJ Ilha do Governador

Viver Rotary, Transformar Vidas

Outubro: Mês dos Serviços Profissionais em Rotary

O Boletim Semanal N.º 05, de 06 de Outubro de 2010, do RC RJ Tijuca, apresenta ilustrativa matéria sobre os Serviços Profissionais em Rotary,  oferecendo indicações de que atuação intensa nesse segmento não só promove o reconhecimento do mérito profissional, como pode gerar aumento do quadro associativo. Vale a pena ler a íntegra da matéria, de autoria de Bemvindo Augusto Dias, Governador 1991-92 do Distrito 4540 do Rotary International e associado do Clube, apresentada a seguir.

Os Serviços Profissionais priorizam:

  • Aderência e promoção dos mais altos padrões de ética em todas as ocupações, inclusive tratamento justo a empregados, associados, concorrentes e o público em geral.
  • Reconhecimento do valor de todas as ocupações úteis, sem dar prioridade apenas à própria profissão ou àquelas dos rotarianos.
  • Contribuição das habilidades profissionais para a resolução de conflitos e o atendimento das necessidades da sociedade.

No mês de outubro, os rotarianos são incentivados a dar ênfase a este elemento essencial do Rotary. A troca de idéias sobre Serviços Profissionais pode levar a projetos que não somente promovem um comportamento ético e utilizam a experiência profissional dos rotarianos, como também desenvolvem as habilidades profissionais de outros membros da comunidade.

O Mês dos Serviços Profissionais é excelente oportunidade para iniciar atividades de Serviços oportunidade para iniciar atividades de Serviços o decorrer do ano, englobando desde discussões sobre o Rotary até o reconhecimento de projetos comunitários. Veja abaixo algumas dicas do que fazer no Mês dos Serviços Profissionais:

  • Devote a primeira reunião de outubro para falar sobre a Segunda Avenida de Serviços, a Prova Quádrupla e a Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos. Solicite a opinião dos rotarianos no planejamento de projetos para o restante do ano.
  • Apresente uma "mini-palestra sobre classificação" durante a qual os rotarianos têm cinco minutos para falar sobre as respectivas profissões. Selecione um orador para o início de cada reunião até que todos tenham tido a oportunidade de fazer uma apresentação. O objetivo desse exercício é conscientizar os rotarianos sobre o valor de todas as ocupações úteis.
  • Homenageie um membro da comunidade que tenha demonstrado excelência profissional, mantendo altos padrões éticos. Promova a cerimônia de premiação na comunidade e estude a possibilidade de torná-la um evento permanente do mês de outubro.
  • Convide especialistas para fazer apresentações sobre as necessidades profissionais da comunidade e desenvolva projetos que atendam tais necessidades. Idealmente, os projetos devem enfocar formação do caráter, orientação profissional para jovens, consultoria a pequenas empresas e programação de seminários que ofereçam novas oportunidades de aprendizado aos empregados.

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 06/10/2010 - 11:38 , em