O Canhão da Ponta do Tiro

Para quem não sabe o significado do nome da Praia da Bandeira, aqui vamos nós com um esclarecimento histórico.

Na década de 20 existia uma escola pública conhecida como 8ª Escola Mista do 23º Distrito na Praia da Tapera, 55. Tinha como Diretora, a Professora Ana Mendonça Barbosa que, sendo esposa do Capitão Pedro Barbosa, tinha uma filha chamada Maria Angélica Dutra da Rocha, comissária da antiga 28ª Delegacia Policial. Hoje todos não mais existem.

Por iniciativa do Major Jacaré, que também residia no local e era pai da Professora Ubaldina e lecionava na respectiva Escola, foi construído o pequeno FORTE que lá existia até hoje, onde foram instalados o canhão e o mastro da Bandeira.

Este pequeno forte foi construído para que os alunos da 8ª Escola Mista pudessem festejar o dia 19 de novembro (Dia da Bandeira) em sua própria Escola, o que foi transformado em realidade, mesmo quando a Escola foi transferida, em 1923, para a Praia do Zumbi, 25.

Em dezembro de 1924 a Escola passou a se chamar Escola Cuba (9ª Escola Mista do 23º Distrito) e hoje, o pequeno forte, com o seu canhão e o matro da Bandeira foram literalmente abandonados, oque é um fato lamentável. Daí advém o nome desta praia, que hoje se chama PRAIA DA BANDEIRA (antiga Praia da Tapera).

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 14/06/2006 - 10:55