Palestra sobre obras na Ilha do Fundão e impactos na Ilha do Governador

No último dia 14 de Setembro, o Rotary RJ Ilha do Governador promoveu em sua Reunião Ordinária, palestra sobre "Obras na Ilha do Fundão e seus impactos na Ilha do Governador", apresentada pelo Arquiteto Ivan Ferreira Carmo, Vice-Prefeito da UFRJ e pelo Engenheiro Civil Paulo Mário Ripper, Subprefeito do Centro da Cidade/PU.

O Arquiteto Ivan Carmo discorreu sobre a implantação de uma nova ponte, do tipo estaiada, com 780 metros de comprimento e 200 metros de vão livre suspenso por 2.500 metros de cabos de aço, presos a uma coluna de 96 metros de altura, o que irá dispensar a necessidade de erguer pilares no leito do canal e ligará a Ilha do Fundão, próximo ao Caju, com a Linha Vermelha, sentido centro e zona sul. Isso representará, além de grande facilidade para escoamento dos veículos saindo da Cidade Universitária na hora do rush, um novo cartão postal da cidade, inclusive pela localização estratégica, na entrada do Rio de Janeiro.

A forma da coluna que vai sustentar a ponte faz alusão à fauna atingida pelo desastre ecológico ocorrido na Baía de Guanabara há 10 anos. Essa forma está baseada em uma foto veiculada à época do desastre, com uma garça coberta de óleo em razão do desastre ambiental.

A ponte servirá de saída para cerca de 25 mil carros, o que irá melhorar o tráfego, pois o fluxo será dividido entre os veículos que seguirão em direção à Zona Sul e à Zona Norte.

Ivan Carmo informou também, como de grande interesse para a Ilha do Governador, a construção, até o fim do ano, de uma estrada paralela à Avenida Brigadeiro Trompovski, o que vai desobstruir o trânsito em direção à Ilha e à Baixada.

Além desses assuntos, Ivan também abordou obras já realizadas dentro do Plano Diretor de Obras da Ilha do Fundão, entre as quais o Terminal Rodoviário de Integração, que deu fim aos grandes engarrafamentos que ocorriam na entrada da Ilha do Governador, à altura da passarela da Linha Vermelha e que visou dar melhores condições de acesso aos que trabalham na Ilha do Fundão, bem como àqueles que se utilizam do Hospital Universitário. Falou também dos 5 km de ciclovias que foram construídos, possibilitando o transporte ativo dentro da Ilha do Fundão, com o uso de bicicletas.

Após a exposição do Arquiteto Ivan, o Engenheiro Paulo Mário discorreu sobre as obras relacionadas com o Hospital Universitário, onde um dos blocos vem sofrendo processo de corrosão, por não utilização desde sua inauguração.

Informou que foram realizados diversos estudos para recuperação do bloco deteriorado pela ação do tempo, todos concluindo por operações elvadamente onerosas, o que levou à conclusão pela implosão do referido bloco.

O Engenheiro Paulo Mário passou então a discorrer sobre o processo de implosão que deverá ocorrer dia 19 de Dezembro do corrente ano, ocasião em que alguns procedimentos especiais deverão ser adotados, tais como fechamento da Linha Vermelha, ações sobre as operações da Infraero, podendo ocasionar o fecahamento do aeroporto Tom Jobim, Galeão. Os fechamentos aventados deverão ocorrer por pouco tempo, antes de depois da implosão.

Também foi explicado como será o processo de implosão, de modo a não causar danos físicos ao bloco geminado que ficará preservado, pois encontra-se em perfeitas condições de uso. A dinâmica do processo de implosão contempla o isolamento dos dois blocos, com a demolição mecãnica de uma parte do bloco afetado, com 21 metros de abertura entre os dois blocos, proceso esse que já está sendo feito, de cima para baixo, já tendo sido demolidos três andares do bloco atingido pela corrosão.

Após a apresentação seguiram-se perguntas pelos presentes, incluindo representantes de diversas ONGs atuantes na Ilha do Governador, que aplaudiram a iniciativa do Rotary RJ Ilha do Governador e parabenizaram os palestrantes pela clareza e didática como os assuntos foram apresentados.

As perguntas foram minuciosamente respondidas pelos palestrantes. Terminada a sessão de perguntas, o Presidente do Rotary RJ Ilha do Governador, Sérgio Maurício Fabri, agradeceu a dedicação dos palestrantes em trazer as melhores informações para o público presente, conferindo, em seguida, a cada um, diploma do Rotary Ilha do Governador, como agradecimento e registro do evento.

Veja o vídeo da ponte sobre o canal do Fundão aqui.

Enviado por Luiz Carlos em Sex, 17/09/2010 - 19:03 , em