Missão médica dá assistência a milhares de pessoas

Ryan Hyland escreveu para Notícias do Rotary International, de 6 de julho de 2010 a matéria abaixo transcrita, de grande valor para demonstrar o trabalho de Rotary pelo Servir.

(Foto cedida pelo Distrito 3080 - Cirurgiões voluntários do Distrito 3080 operam pacientes durante a intensa missão médica de sete dias na cidade de Mandla, Índia, em março).

Em março, durante uma intensa missão médica de sete dias, uma equipe de 37 médicos e voluntários do Distrito 3080 prestou atendimento a 50.000 pessoas na cidade de Mandla, Índia.

Organizados por Rajendra K. Saboo, ex-presidente do RI, e Vivek Tankha, ex-governador do Distrito 3260, diversos postos de saúde temporários ofereceram exames médicos, tratamentos odontológicos e cirurgias a uma população com acesso limitado a cuidados médicos.

(A foto ao lado cedida pelo Distrito 3080, mostra pacientes de Mandla se cadastram para receber atendimento).

A equipe era formada por 24 médicos e cirugiões, quatro enfermeiros e nove voluntários.

"Através deste projeto, médicos usaram seu conhecimento e experiência para servir à humanidade, mostrando a importância dos serviços profissionais", comentou Saboo.

Saboo, que desde 1998 vem organizando missões médicas para países como Etiópia, Madagascar, Malauí, Nigéria, Suazilândia e Uganda, disse que esta iniciativa superou todas as outras em termos de números de pessoas atendidas.

Tankha trabalhou com líderes estaduais na identificação da cidade de Mandla como local do projeto, para o qual o governo autorizou a participação de cerca de 400 médicos voluntários.

A magnitude da iniciativa superou as expectativas de Tankha.

"O grande comparecimento dos pacientes, a ajuda dos rotarianos e dos voluntários cedidos pelo governo estadual, e a imagem de todos trabalhando em nome do Rotary foi algo que não esperava ou imaginava", ele conta. "Esta missão é um exemplo perfeito da participação das pessoas na luta para a construção de um mundo mais saudável."

Os postos de atendimento foram organizados por tipo de tratamento. Quatro locais - Mandla District Hospital, Katra Hospital, Yogiraj Hospital e a Cruz Vermelha local - receberam novos equipamentos e outros reforços para atender ao elevado número de pacientes.

Os médicos e voluntários realizaram 3.500 procedimentos odontológicos e 2.000 cirurgias, inclusive reconstrutivas, ortopédicas e oftalmológicas.

Enviado por Luiz Carlos em Sex, 23/07/2010 - 15:47 , em