Conselho diretor abaixa idade limite para o Interact

Matéria publicada por Ryan Hyland, em Notícias do Rotary International, aponta para redução do limite de idade para elegibilidade ao Interact. Veja o texto.

"Visando ajudar a promover o crescimento do Interact, o conselho diretor do RI decidiu abaixar o limite de eligibilidade dos interactianos de 14 para 12 anos de idade.

"Esta é mais uma oportunidade de aumentar a família rotária", diz J. R. Thompson, membro da comissão do Interact e associado do Rotary Club de Rocky Ford, Colorado, EUA. "Pela minha experiência pessoal com os jovens, eles se esforçam para corresponder às expectativas tendo 12 ou 14 anos."

O Conselho de Legislação, que se reuniu de 25 a 30 de abril em Chicago, ia avaliar propostas para diminuir a idade mínima dos interactianos, mas desistiu por causa da medida adotada pelo conselho diretor em janeiro. O Distrito 2750, que propôs uma das resoluções, argumentou que o desenvolvimento físico e mental dos jovens de hoje é mais precoce do que quando os Estatutos e Regimento Interno Prescritos para o Interact Club foram redigidos. O Conselho de Legislação aprovou a criação de uma comissão permanente do RI para o Interact e estabeleceu uma quinta Avenida de Serviços, Serviços às Novas Gerações, que reconhece o valor positivo das contribuições dos jovens envolvidos em atividades de liderança. Leia mais. Todos os anos os Interact Clubs devem completar pelo menos dois projetos de Serviços à Comunidade, um dos quais deve promover compreensão internacional e boa vontade. Através desses esforços, os interactianos estabelecem vínculos com clubes locais e no exterior.

Segundo as diretrizes estabelecidas pelo conselho diretor para o Interact, o Rotary Club patrocinador deve colaborar com as escolas para supervisionar o Interact Club e este está sujeito a todos os regulamentos pertinentes a outras organizações de estudantes e atividades extra-curriculares da escola.

Segundo as diretrizes, se a escola na qual o Interact Club está baseado inclui alunos de menos de 12 anos ou mais de 18, eles também podem fazer parte do clube. Assim, se a escola tem alunos de 10 a 13 anos, os de 10 anos podem entrar para o Interact Club.

O conselho também concordou em estabelecer as seguintes prioridades para o programa:

• Promover o Interact usando publicações, vídeos, internet, apresentações em clubes e outros métodos.

• Compartilhar informações sobre o Rotary com interactianos distribuindo publicações do Rotary International, como a revista The Rotarian e a Rotary Leader, além da carta mensal do governador.

• Designar mentores rotarianos para os interactianos, convidar os interactianos a participar de reuniões de Rotary Club e ajudar os Interact Clubs a desenvolver um projeto humanitário a ser implementado por todos os interactianos do distrito.

"Clubes fortes -- sejam eles Interact, Rotaract ou Rotary -- estão sempre em busca de associados dispostos a realmente Dar de Si antes de Pensar em Si", diz Thompson."

Enviado por Luiz Carlos em Ter, 20/07/2010 - 14:14 , em