Rotary RJ Ilha do Governador

O Rotary Faz a Diferença

Conselho de Legislação 2010 consolida os e-Clubes

Veja abaixo a EMENDA ADOTADA 10-06, para determinar os e-clubs.

FICA DELIBERADO pelo Rotary International que o REGIMENTO INTERNO DO ROTARY INTERNATIONAL tem pelo presente sua redação alterada, passando a vigorar da forma abaixo no artigo 1 (página 191 do Manual de Procedimento).

Artigo 1 Definições

Neste regimento interno do RI, a menos que expressamente indicado em contrário, os seguintes termos deverão ter o significado abaixo especificado:

1. Conselho diretor: significará o conselho diretor do Rotary International

2. Clube: significará um Rotary Club

3. Documentos estatutários: os estatutos e o regimento interno do Rotary International e os estatutos prescritos para o clube

4. E-club: Um Rotary Club cujos sócios se reúnem por meio de comunicação eletrônica

5. Governador: o governador de um distrito do Rotary International

6. Sócio: significará sócio, exceto sócio honorário, de um Rotary Club

7. RI: significará Rotary International

8. RIBI: a unidade territorial administrativa do Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda

9. Ano: o período de 12 meses que se inicia em 1º de julho no artigo 2 (página 191 do Manual de Procedimento)

Artigo 2 Associação ao Rotary International

2.010. Pedido de admissão ao RI

O clube que quiser ser membro do RI deverá apresentar seu pedido de admissão ao conselho diretor, acompanhado da joia de admissão que houver sido estipulada por esse conselho, a ser paga em moeda corrente dos Estados Unidos da América ou seu equivalente na moeda corrente do país onde o clube estiver situado. O clube será considerado membro do RI a partir do dia em que seu pedido de admissão for aprovado pelo conselho diretor.

2.010.1. E-Clubs

O conselho diretor deve designar cada e-club a um distrito, não podendo haver mais que dois e-clubs por distrito.

2.020. Localidade de clube Clubes poderão ser organizados em localidades, desde que estas contenham um número mínimo de classificações necessárias para constituir o quadro social dos clubes. Pode-se fundar novo clube em localidade onde já exista um ou mais clubes.

2.030. Localidade de E-club

A localidade de e-club deve ser global ou não, conforme determinado pelo conselho diretor.

(Seções subsequentes serão numeradas de acordo)

no artigo 15 (página 240 do Manual de Procedimento)

Artigo 15 Distritos

15.010. Forma como são estabelecidos O conselho diretor está autorizado a agrupar os clubes em distritos. O presidente do RI promulgará a relação dos distritos e respectivos limites territoriais. Esta medida será tomada mediante solicitação do conselho diretor. O conselho diretor pode designar e-club a qualquer distrito independente do território do distrito, desde que não haja mais que dois e-clubs por distrito. O conselho diretor poderá eliminar ou alterar os limites de qualquer distrito que possuir menos de 30 clubes ou menos de 1.000 rotarianos. Nenhuma alteração poderá ser feita nos limites territoriais de qualquer distrito que contar com 30 ou mais clubes e 1.000 ou mais rotarianos contra a opinião da maioria do número total de clubes no distrito. O conselho diretor poderá eliminar ou alterar os limites de um distrito somente depois de consultar os distritos afetados e providenciar aos governadores e clubes destes adequada oportunidade de oferecer suas recomendações quanto às referidas alterações e fusões. O conselho diretor levará em consideração limites geográficos, potencial de crescimento dos distritos, fatores culturais, econômicos e linguísticos, assim como outros elementos relevantes.

15.010.1. Vários clubes em uma mesma localidade Caso em uma mesma cidade, municipalidade ou área urbana existam vários clubes, estes não poderão ser designados a distritos diferentes sem a aprovação da maioria desses clubes. Clubes de uma mesma localidade, que não sejam e-clubs, têm o direito de ser designados ao mesmo distrito. Tal direito pode ser exercido por intermédio de requerimento encaminhado ao conselho diretor pela maioria dos clubes interessados. Dentro de dois anos do recebimento de tal requerimento, o conselho diretor deverá designar todos os clubes a um mesmo distrito.

no artigo 20 (página 258 do Manual de Procedimento)

Artigo 20 Revista oficial

20.030. Assinatura das revistas

20.030.1. Obrigatoriedade da assinatura Sócios de clubes não localizados nos Estados Unidos da América ou Canadá, e cada sócio de e-club, deverão tornar-se assinantes de uma revista oficial do RI ou de uma revista regional do Rotary aprovada e prescrita para os respectivos clubes pelo conselho diretor. Enquanto fizerem parte do quadro social do clube, os sócios deverão ser assinantes da referida revista.

FICA AINDA DELIBERADO pelo Rotary International que os ESTATUTOS PRESCRITOS PARA O ROTARY CLUB têm pelo presente sua redação alterada, passando a vigorar da forma abaixo: (VER RELATÓRIO DO CONSELHO DE LEGISLAÇÃO)

Enviado por Luiz Carlos em Seg, 12/07/2010 - 14:26 , em