Rotary RJ Ilha do Governador

O Rotary Faz a Diferença

Ajuda Humanitária a Vítimas das Catástrofes no Rio de Janeiro e em Niterói

O Rotary RJ Ilha do Governador recebeu do Companheiro Joper Padrão do Espírito Santo, Coordenador de Imagem pública do Rotary Clube Tijuca, a mensagem que segue abaixo transcrita, sobre os resultados alcançados com a Ajuda Humanitária a Vítimas das Catástrofes no Rio de Janeiro e em Niterói.

O Rotary RJ Ilha do Governador congratula-se com a campanha realizada.

"O Programa de Ajuda Humanitária Psicológica, conduzida pela Dra. Ana Zampieri, do Rotary Club de Butantã, São Paulo, atuou em Niterói, nos dias 1º e 2 de Maio, em regime de tempo integral, na capacitação de mais de 50 profissionais fluminenses em técnicas de ESTRATÉGIAS GRUPAIS EM CATÁSTROFES PARA PREVENÇÃO DE ESTRESSES PÓS-TRAUMÁTICOS. Esse Programa, empreendido com apoio de Rotary Clubs de vários Estados brasileiros, atuou com pleno sucesso nas enchentes de Santa Cantarina e Maranhão. São empresários e profissionais voluntários de Rotary Clubs das Cidades de São Paulo , Brasília, Blumenau, Goiânia e Rio de Janeiro, que se deslocam para localidades atingidas por catástrofes de grande magnitude e prestam esse serviço gratuitamente a profissionais locais dessa formação (psicologia) para que, então, possam prestar assistência às vítimas.
As seqüelas aparentemente invisíveis, trazem conseqüências dramáticas para os que são atingidos pelas catástrofes e, também, para aqueles que atuam no socorro e nas ações subsquentes aos acontecimentos. Assim, o Programa de Ajuda Humanitária Psicológica PAHP, proporciona conhecimentos para a prevenção primária para o que se denomina de Transtornos de Estresses Pós-Traumáticos - TEPT. Depois de algum tempo (de quatro meses a até quatro anos), sintomas de TEPT se manifestam em crianças, adolescentes, adultos e idosos. São, por exemplo, dificuldades de aprendizagem e concentração; problemas nas áreas do sono e da alimentação; quadros de pânico e de depressão; uso abusivo de álcool e de drogas; atitudes de perda de fé e esperança na vida, idéias e tentativas de suicídio entre outros quadros psicológicos e psiquiátricos.
O Programa de Ajuda Humanitária, coordenado pela Prof.ª Dra. Ana Maria Fonseca Zampieri, do Rotary de Butatã (SP) no que tange ao corpo científico, tem em seu grupo profissional, psicólogos, médicos e especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, com formação em Sociodrama Construtivista de Reconstrução em Catástrofes, Debriefing, Manual Grupal Integrativo, EMDR e Terapia Familiar Sistêmica. Juntos, profissionais da psicologia atendem a grupos específicos de crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de bombeiros, militares e médicos do SAMU. As intervenções, com planejamento estratégico piramidal começam com atendimentos em grupos pequenos, que favorecem a triagem para as pessoas mais afetadas, que receberão atendimentos individuais. Estas ESTRATÉGIAS GRUPAIS EM CATÁSTROFES PARA PREVENÇÃO DE ESTRESSES PÓS-TRAUMÁTICOS foram aplicadas em Blumenau, SC, e São Luiz, MA, recentemente.
A capacitação inclui o treinamento de 20 horas, para psicólogos, da rede pública e do grupo de voluntariado rotariano, para a manutenção dos atendimentos à população. Com a ação no Rio de Janeiro o Programa de Ação Humanitária Psicológica, ultrapassa o contingente de 100 profissionais qualificados e empenhados nesse tipo de ação humanitária (39 profissionais em Santa Catarina/ Blumenau; 39 de Guaraciaba; 19 no Maranhão e 50 profissionais fluminenses em Niterói).
O Rotary Club RJ Tijuca cumpre, mais uma vez, com a sua Missão na sociedade: Construir pontes de amizade, proporcionando oportunidades e fomentando o ideal de servir, ao promover as ações que resultam no sucesso desse Programa no Rio de Janeiro.
O programa resultou da ação conjunta dos Rotary Clubs de Butantã (SP), Barueri-Alphaville (SP), Blumenau (SC), Tijuca (RJ), Niterói - Norte (RJ) e Icaraí (RJ) e com o apoio do Exército de Salvação, todos voluntários irmanados na construção da paz e da compreensão entre as pessoas."

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 06/05/2010 - 11:51 , em