A evolução do Conselho de Legislação de Rotary International

Nos seus 76 anos de existência, o Conselho de Legislação evoluiu de uma simples sessão plenária na Convenção para um órgão legislativo completamente independente.

Logo que foi criado, na convenção de 1933, o conselho assessorava os participantes a rever as emendas e resoluções propostas para a convenção anual.

Ele se reuniu pela primeira vez como parte da convenção de 1934 em meio a dificuldades dos rotarianos que lidavam com uma recessão mundial, ameaças à paz mundial e desemprego crescente.

Na convenção de 1954, os rotarianos decidiram estabelecer intervalos mais longos entre as sessões legislativas e adotaram uma estrutura bienal de votação de emendas e resoluções. Assim, o debate seguinte de propostas de legislação ocorreu na Convenção Internacional de 1956.

Em 1970 foi decidido que o conselho não mais deveria ser um órgão consultivo, mas sim um órgão legislativo oficial do RI, avaliando emendas ao Estatuto e Regimento Interno do RI e os Estatutos Prescritos para o Rotary Club. Quatro anos mais tarde, foi decidido que o conselho deveria se reunir a cada três anos, ainda durante a convenção. Finalmente, em 1977, foi aprovada uma emenda que permitia ao conselho reunir-se independentemente, e não mais como parte da convenção.

Os avanços tecnológicos também tiveram impacto profundo no conselho. Na década de 70, os delegados usavam fones de ouvido bem grandes para ouvir a interpretação das sessões em seu idioma. Hoje eles têm acesso a equipamentos compactos de interpretação e vários intérpretes trabalham em cabines na lateral da câmara do conselho. A votação eletrônica foi realizada pela primeira vez em 2001.

Durante décadas o conselho debateu e avaliou literalmente todas as nuances das diretrizes do RI e cada detalhe das regras de quadro associativo e presença. Apesar dos rotarianos nem sempre concordarem com as decisões, uma coisa é certa: o Conselho de Legislação é o principal agente de mudanças do Rotary, permitindo que a organização avalie sua relevância no mundo atual, refletindo mudanças de estilo de vida, prioridades, tecnologia e negócios.

Fonte: Notícias do Rotary International - 22 de abril de 2010

Enviado por Luiz Carlos em Ter, 27/04/2010 - 15:22 , em