Conferência dos Sonhos 2009

Ainda ecos da Conferência dos Sonhos 2009, realizada em Poços de Caldas. O texto apresentado a seguir contempla trechos apresentados pelo Assessor de Imprensa da Governadoria, Companheiro Alcides Ney Vieira, do Rotary Clube RJ Leblon. O videoclipe aqui mostrado foi produzido a partir de fotos tomadas pelos Companheiros Alcides Ney Vieira , Antonio Ubirajara Santos e Luiz Carlos Dias, os dois últimos, do Rotary RJ Ilha do Governador. Leiam o texto e vejam o clipe! "Depois de muitos anos realizando Conferências no eixo Caxambu e São Lourenço, o atual Governador do Distrito 4570, José Roberto Lebeis Pires, aceitou o desafio e promoveu a sua Conferência dos Sonhos, em Poços de Caldas (MG), local cerca de 550 km do Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 24 de maio de 2009 . O primeiro dia da Conferência foi marcado com a solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional, onde o Governador José Roberto Lebeis Pires, acompanhado da primeira dama Márcia Valéria, do casal Henrique Camilo Lellis e Regina Lellis, representantes do Presidente de ROTARY INTERNATIONAL, dos EGDs José Nelson Carrozzino, Nilton Amaral, Luiz Osair de Medeiros, Augusto Resende de Menezes, Sebastião Porto e de sua equipe de coordenadores, além de centenas de rotarianos, já presentes ao evento, deu o pontapé inicial ao grande encontro da família rotária, do Estado do Rio de Janeiro, que promete deixar marcados na memória do Distrito 4570, momentos inesquecíveis. Após a cerimônia das bandeiras, o Governador José Roberto, acompanhado de sua esposa Márcia Valéria, do EGD Henrique Lellis e esposa Regina e o EGD Sebastião Porto, foram recebidos pelo prefeito da cidade, Paulo César Silva. A Conferência foi marcada por palestras significativas: a questão do desenvolvimento do Quadro Associativo da instituição; como funcionam as entidades para-rotárias e sua importância no aspecto social e profissional dos jovens carentes; a Proteção Internacional dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente; implantes dentários e saúde bucal; como o Rotary, pode vencer a luta contra o analfabetismo; o maestro pianista João Carlos Martins, com sua história de vida. A Conferência Distrital (Conferência dos Sonhos) do Distrito 4570 foi considerada (apesar da distância), uma das melhores dos últimos anos. A afirmação veio de várias lideranças do Distrito, que elogiaram tanto as plenárias com palestras esclarecedoras e educativas, como também o companheirismo, que movimentou as noites do evento, como o Coquetel (dia21), o Baile de Carnaval (dia 22) e o Baile de encerramento com a Orquestra Tupi (dia23). Este deu oportunidade para as casais mostrarem o charme e as habilidades na arte da dança. O último dia da Conferência dos Sonhos, teve momentos de muita emoção e alegria. Mais uma vez, o plenário do CENACON, ficou totalmente tomado, com a presença maciça dos rotarianos, prestigiando os palestrantes convidados, com os temas a imagem pública através do SOS, Recofiat e Banco de Alimentos; elucidativa palestra, sobre a crise financeira; a atuação do Distrito junto ao Intercâmbio Internacional de Jovens; o programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos-IGE, apresentando o grupo do Canadá; as atribuições da Fundação Rotária para com a sociedade, no qual o objetivo é solucionar os problemas de ordem sócio cultural e econômico, bem como a captação de recursos e incentivos para o desenvolvimento de programas sociais da entidade como o Plano de Visão do Futuro. Após a apresentação do Governador eleito, Álcio Augusto Carpes Athayde, para o próximo período 2009/10 e a declaração dos governadores indicados, Antonio Carlos Coutinho, 2010/11, do Rotary Nova Iguaçu e Wanderley Chieza, 2011/12, do Rotary RJ Jardim Botânico, a expectativa ficou por conta da apresentação do companheiro Guilhermino Cunha, do Rotary Club do Rio de Janeiro, em seu Momento de Saudades. Foi sem dúvida, um momento de muita emoção para toda a plenária, principalmente para aqueles que perderam seus entes queridos. O momento de grande expectativa ficou por conta do Governador José Roberto Lebeis Pires, que após a apresentação da estatística da 80ª. Conferência Distrital, anunciou a grande caravana vencedora, a do Rotary Clube de Duque de Caxias, com 125 integrantes, quebrando uma hegemonia de vários anos defendido pelo Rotary Nova Iguaçu, que nesta Conferência ficou em segundo lugar com 115 componentes. Após a entrega dos troféus, as duas caravanas lideradas por seus presidentes Juarez Santana e Jorge Leite Falcão, numa demonstração de verdadeiro companheirismo e amizade, trocaram de camisas, agitando toda a plenária. Ao encerrar a 80ª. Conferência Distrital, o Governador José Roberto Lebeis Pires, bastante emocionado, agradeceu a todos que compareceram e colaboraram para o sucesso da Conferência que por certo ficará marcada na mente de todos os rotarianos que lá compareceram, como na história do Distrito 4570. (Trechos de textos do Companheiro Alcides Ney Vieira).

Enviado por Luiz Carlos em Seg, 08/06/2009 - 22:01 , em