Sylvan Barnet: o homem do Rotary nas Nações Unidas

Durante mais de 20 anos Sylvan M. Barnet Jr. tem sido um dos representantes de Rotary International junto à Organização das Nações Unidas.
Depois de servir na Marinha Americana durante a Segunda Guerra Mundial, Barnet trabalhou em Paris no International Herald Tribune, tornando-se seu editor em 1954. Em 1959, ele fundou a Barnet & Reef Associates, uma organização pioneira no cmpo das relações públicas internacionais e, posteriormente, trabalhou no Departamento de Comércio dos EUA.
Barnet, conhecido entre seus amigos como Barney, é membro do Rotary Club of New York.
Barnet concedeu uma entrevista à The Rotarian recentemente, da qual destacamos a pergunta sobre o papel de Rotary International na Organização das Nações Unidas nos dias de hoje, uma vez que o Rotary foi uma das Organizações Não Governamentais (ONG) que contribuiu na elaboração da Carta de Constituição das Nações Unidas, em 1945.
Sylvan Barnet respondeu que nós somos uma Organização Não Governamental consultiva. Existem aproximadamente 3.000 ONG na ONU, mas somente cerca de 150 delas na Assembleia Geral das Nações Unidas. Para ter tal posição a ONG deve atuar mundalmente e trabalhar em um determinado número de tarefas, não só em uma.
Sobre a importância do papel do Rotary, Barnet considera-o como representante de 1,7 milhões de pessoas, se forem incluídos Rotaractianos e Interactianos. Se for considerada a representatividade de Grenada, que é de 90.000 pessoas, porque Rotary não pode ser ouvido? Barnet toma a erradicação da pólio como referência e diz que é um legado real de Rotary; existe mobilização social. E acrescenta que isto exige planejamento, mão de obra, uma rede de relacionamento, monitoramento das ações e o cuidado para com as pessoas atendidas. Esta é a experiência que o Rotay tem em nível global, em 121 países onde a pólio já foi erradicada; os Governos não dispõem deste tipo de mão de obra, acrescenta Barnet.
Mais sobre a entrevista concedida pode ser encontrada no site do Rotary, no enedereço http://www.rotary.org/en/MediaAndNews/TheRotarian/Pages/barnet.aspx.

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 03/06/2009 - 21:55 , em