Rotary deixando sua marca pelo mundo

Há mais de 75 anos, países por todo o mundo honraram o trabalho do Rotary com selos comemorativos.

O primeiro apareceu em 1931 quando a Áustria criou o seu em homenagem à Convenção de RI em Viena.

Outras Convenções de RI foram comemoradas com selos, incluindo um emitido em Havana, Cuba em 1940 (imagem acima); 1961 e 1978 em Tóquio; 1981, em São Paulo, Brasil, e 1987, em Munique, Alemanha.

Pelas comemorações do 50º aniversário de Rotary, em 1955, 27 nações emitiram selos comemorativos.Muitas imagens com caracterizações familiares a todos, como a roda dentada foram utilizadas, como aquela que um selo grego incorporou com o número 50. imagens de Paul Harris e cenas comuns do país emissor também tornaram-se populares.

Pelo 75º aniversário de Rotary várias homenagens foram feitas dentre as quais as de Benin, Cyprus, Djibouti, Dominica, Ghana, Iran. O serviço postal das Antilhas Holandesas emitiram vários cartões postais e selos comemorativos. Maldivias emitiu uma série de selos baseados em Subsídios para Saúde, Fome e Humanidade.

Em 2005, o centenário de Rotary inspirou selos de diversas nações, entre as quais França, Gana, Peru e Togo. Selos comemorativos marcaram também o aniversário de Rotary em outros países, destacando atividades de projetos e atividades humanitárias.

Em 1960 um selo boliviano destacou o emblema de Rotary e comemorou o apoio a um hospital para crianças patrocinado pelo Rotary Club de La Paz.

Um selo de 1976 homenageou os 40 anos de Rotary em Fiji, destacando projeto de um clube que levantou dinheiro para a compra de uma ambulância.

Muitos Rotarianos colecionam selos comemorativos sobre o Rotary. Desde 1955, um grupo hoje conhecido como International Fellowship of Rotary on Stamps, coleciona e pesquisa material filatélico realcionado com o Rotary.

Para mais informações históricas sobre Rotary, visite Rotary History and Archives ou Rotary Global History Fellowship .

Fonte: Site de Rotary International

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 28/05/2009 - 15:26 , em