Clube do Alaska atuando no combate à fome

Ryan Hyland, em Rotary International News de 11/05/2009, nos apresenta interessante matéria sobre a atuação de associados do Rotary Club of Anchorage East na distribuição de alimentos com o auxílio de um veículo especialmente preparado para tal fim.

A ilustração ao lado, de Gregory Solomo, mostra um dos momentos da atuação dos Rotarianos.

Todo segundo sábado de cada mês, os associados do clube fazem distribuição de alimentos para famílias vizinhas de baixa renda.

Em 2006, o clube levantou junto ao Banco de Alimentos do Alasca, US$50,000 para comprar e reformar uma velha carreta de transporte de cerveja. Desde então, os Rotarianos estabeleceram uma forte ligaçãocom o projeto, distribuindo voluntariamente os alimentos e preocupando-se com a manutenção do veículo.

"Este projeto atende uma necessidade básica, mas importante, na comunidade", disse David Kester, que gerencia o esforço. "Ajudando a colocar comida na mesa, nós estamos alcançando diretamente as pessoas onde isto é necessário. Nós estamos preocupados com a situação de cada família".

A demanda pela unidade móvel aumentou 30% nos últimos 18 meses, disse Susannah Morgan, associada do Anchorage East e diretora executiva do Banco de Alimentos do Alasca. Ela distribui alimentos seis vezes por semana para centenas de famílias em Anchorage. A recessão tem aumentado o número de pessoas necessitando de ajuda.

Carregada com grande variedade de comidas enlatadas, bem como de produtos congelados, a carreta transporta suficientes ítens para pelo menos uma família por semana. Os alimentos distribuidos são doados por fazendeiros, mercearias locais e outras agências. As pessoas podem escolher os ítens que desejam e levar para casa a quantidade que puderem transportar, disse Kester.

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 14/05/2009 - 16:24 , em