Índia ajuda os Estados Unidos

Ainda no Informativo Todos os Rotarianos Todos os Anos de maio de 2009, interessante matéria narra como um Projeto da Índia auxilia estudantes americanos.

A Índia foi classificada como terceiro país em contribuições totais à Fundação Rotária em 2007-08. Recentemente, rotarianos de Nagpur, Maharashtra, doaram fundos para fornecer milhares de livros educacionais a mais de 800 alunos do distrito escolar de Trimble, Athens, EUA , onde mais de 40% das famílias vivem abaixo do nível de pobreza.

Há cerca de 18 anos, Ram Gawande, natural de Nagpur e sócio do Rotary Club de Athens, tem trabalhado em projetos para melhorar a qualidade de vida em sua cidade natal. Quando Gawande se tornou governador eleito do Distrito 6690, rotarianos de Nagpur demonstraram sua gratidão pelo apoio recebido arrecadando US$5.100 para ajudar a comprar livros escolares para o distrito de Trimble.

“A Índia tem recebido muito auxílio dos rotarianos nos EUA e agora os indianos querem demonstrar sua gratidão”, disse Gawande. “Somos unidos por um propósito em comum: promover a alfabetização.”

Além dos fundos doados pelos rotarianos de Nagpur, o projeto também recebeu US$8.530 através de um Subsídio Equivalente da Fundação Rotária e US$2.300 em doações feitas por clubes no Distrito 6690. Os fundos do projeto foram usados para comprar milhares de livros de matemática, ciências e gramática da National Geographic Society.

“A gratidão que vimos no rosto das crianças é a mesma gratidão que vemos quando ajudamos [estudantes] na Índia”, comenta Gawande. “Foi emocionante ver a alegria que rotarianos da Índia trouxeram aos [nossos] alunos.”

Educação básica e alfabetização são essenciais para melhorar a qualidade de vida e fazem parte das seis áreas de enfoque do Plano Visão de Futuro da Fundação Rotária, cuja fase experimental deverá ser iniciada em 1º de julho de 2010.

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 14/05/2009 - 15:17 , em