Intercambista brasileiro de Rotary leva o mundo junto consigo

Este é o título da matéria publicada no Gloucester Daily Times Online, por Alexandra Saville, no dia 13 de abril de 2009.

A matéria diz o seguinte. Por mais holística que seja a perspectiva em qualquer cidade, algumas vezes tudo o que é necessário é um par de olhos diferentes.

Para a comunidade de Rockport, estes olhos pertencem a Rodolfo Mendes, um estudante de 16 anos, intercambista de Rotary. Mendes vive e estuda em Rockport desde agosto como participante do programa de intercâmbio do Rockport Rotary Club. Ele vive com uma família local, estuda na Rockport High School, e absorve a essência de uma pequena cidade norte-americana.

O Rotary Club tem apoiado estudantes que vêm à cidade para ficar com famílias hospedeiras e ao mesmo tempo auxilia estudantes locais a experimentar a vida em outros países.

A participação de Rockport em tal programa pode ser creditada à Rotariana Stephanie Smith. Ela tornou-se fascinada pelo programa de intercâmbio depois de ouvir uma palestra de um participante em um programa de intercâmbio no Peru, que falou em uma reunião do clube, dois anos atrás.

Smith imediatamente pensou em como a comunidade de Rockport poderia participar. Ela viu o potencial em ter um “intercâmbio cultural e acadêmico”, que criaria o entendimento e, de uma maneira simples, “traria a paz ao mundo”.

Depois de empreender uma pesquisa online, Smith e sua família convidou uma estudante intercambista eslovaca, Lucia, à sua casa O resultado da experiência foi positivo confirmando que isto seria algo que poderia ser introduzido na comunidade. “Nós oferecemos algo aos estudantes e ele nos propiciam algo em troca.”

Existem duas partes no programa. Os estudantes de Rockport têm a opção de ir ao exterior com a chance de visitar cinco países, seja por período longo, frequentando um ano escolar completo, seja por um período curto, de três a seis semanas durante o verão. Até três estudantes de high school com idade entre 15 e 17 anos podem ser selecionados para o programa de longa duração. Os estudantes podem se candidatar até o mês de outubro.Uma vez selecionados, o Rotary trabalha para conseguir uma família que mais seja compatível com o estudante.

Mendes é o estudante visitante este ano. Como parte do programa, ele, tal como os estudantes de período longo, hospeda-se em várias residências durante o ano. Primeiramente ele ficou com a família Clarkson durante o outono, no inverno hospedou-se com a família Dunn, e está por começar a primavera com a família Sheedy.

Lynne Clarkson disse que sua família teve muita sorte com a permanência do estudante brasileiro, uma vez que ele se encaixou maravilhosamente com sua família e foram capazes de aprender muito com a experiência vivida. O entusiasmo do estudante brasileiro foi notório desde o primeiro momento.

A família Dunn, composta por J.P. Dunn e Andrea e seu trio de filhos Jessica, Mariah e Jared, solicitaram os meses de inverno para abrigar o estudante, quando eles puderam levar Mendes a esquiar e praticar snowboarding.

Todas as famílias concordam que este é um programa de intercãmbio de experiências de vida, tanto para os estudantes com para as comunidades e que ajuda a apagar os esteriótipos e constroem o entendimento.

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 16/04/2009 - 10:28 , em