Abril - Mês das revistas Rotárias

A primeira publicação para o mundo Rotário foi a The National Rotarian, que teve seu primeiro número publicado em janeiro de 1911. Este tablóide de 12 páginas foi considerado o melhor meio para distribuir um ensaio escrito pelo fundador de Rotary, Paul Harris. O ensaio para o primeiro número foi titulado “Rotarismo Racional”. O primeiro número também continha notícias dos clubes e algumas propagandas.

Cerca de 2.000 cópias foram produzidas pelo gráfico Harry Ruggles, um dos primeiros membros do Rotary Clube de Chicago. Logo depois foi necessário imprimir mais 2.000 cópias, em vista da demanda verificada.

O segundo número surgiu em julho de 1911. Ele continha o primeiro “Espaço do Presidente”, notícias dos clubes e mais de 20 anúncios. Logo depois, a revista teve iniciada sua publicação mensal.

Em 1912, durante a Convenção Internacional, foi decidido que o nome da revista seria trocado para The Rotarian. Em fevereiro de 1995, a revista registrou sua milionésima publicação.

Apesar da internet estar ganhando cada vez mais popularidade como veículo de comunicação, a maioria dos rotarianos ainda prefere a mídia impressa.

O rol de revistas rotárias, formado pela revista oficial e por 27 revistas regionais em 20 idiomas, continua sendo o único veículo de comunicação impressa enviado a todos os sócios dos Rotary Clubs. Aproximadamente, quinhentas mil pessoas assinam a The Rotarian, e 730.000 dividem-se entre as revistas regionais.

A missão dessas publicações é divulgar continuamente a mensagem do Rotary; publicar avisos, notícias oficiais e decisões importantes do conselho diretor do RI e dos curadores da Fundação Rotária; além de divulgar projetos relevantes implementados pelos clubes e as mensagens do presidente do RI.

Em 2001, os editores da The Rotarian adotaram um novo design para a revista e aprimoraram o conteúdo das matérias, visando cativar o leitor. As novas edições contêm mais editoriais sobre assuntos pertinentes ao Rotary e perfis de rotarianos bem-sucedidos. As matérias publicadas na The Rotarian podem ser acessadas mensalmente pelo site do RI (www.rotary.org), o qual também contêm os links de diversas revistas regionais.

A revista regional - Brasil Rotário - também pode ser acessada através do link: http://www.brasil-rotario.com.br. Os editores da The Rotarian, oferecem um "kit para revistas" gratuito, o qual inclui diretrizes para submeter notícias dos clubes aos editores, além de informações básicas sobre a The Rotarian, e revistas regionais que podem ser utilizadas para divulgar as publicações do Rotary durante o Mês da Revista. Para encomendar o kit, contate Patrícia Perrine, da Sede Mundial de RI, no tel: 7866.3209; fax: 847-866.9732 ou e-mail: perrinep@rotaryintl.org.

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 08/04/2009 - 19:06 , em