O futuro agora!

Weekly Update, boletim informativo de Rotary International, de 27 de março de 2009, traz importante matéria produzida por Arnold R. Grahl  publicada em
Rotary International News de 23 de março de 2009
sobre o Plano Visão de Futuro da Fundação Rotária. A matéria segue abaixo transcrita.

Cinquenta e oito Distritos de Rotary International já se candidataram ao piloto do Plano Visão de Futuro, frente aos 175 a 200 esperados até a data final de 15 de maio de 2009.

"Ainda é muito cedo no processo de candidaturas para analisar a distribuição geográfica ou outros detalhes envolvendo os Distritos que se candidatarão a estar no programa piloto", disse Mark Maloney (membro do Comitê Visão de Futuro e ex- Diretor de Rotary International) aos coordenadores regionais da Fundação rotária (RRFCs) no dia 9 de março durante uma reunião anual de treinamento em Chicago.

"O que podemos relatar é que estamos confiantes de que a Fundação Rotária terá uma grande e diversa gama de candidatos para poder ,selecionar um grupo de Distritos para o programa piloto, que irão efetivamente representar o mundo de Rotary e nos ajudar durante os testes do Plano Visão de Futuro nesta fase piloto," ele disse.

Maloney incentivou os RRFCs a promoverem o Plano entre seus Distritos, e a Fundação está solicitando a eles que seja assegurada a participação de cinco candidatos de cada uma de suas regiões.

"Os Curadores acreditam que o Plano Visão de Futuro simplifica as atividades da Fundação, aumenta a participação em nível local e fornece os fundos necessários e recursos para atingir as metas de nossa Fundação, " disse ainda Mallone.

O piloto Visão de Futuro começará em 1º de julho de 2010 e terá um período de teste de três anos para uma nova estrutura de subsídios. Os Distritos terão até 15 de maio do corrente ano para se candidatarem online, com vistas a fazerem parte do programa piloto.

Para simplificar o processo de concessão de subsídios, o plano oferece somente dois tipos de subsídios: os Subsídios Distritais da Fundação Rotária e os Subsídios Globais da Fundação Rotária.  Os Subsídios Distritais foram modelados a partir dos Subsídios Distritais Simplificados e são subsídios feitos para os Distritos em até 50 porcento do Fundo Distrital de Controle Unificado (FDUC) e podem ser usados para uma grande variedade de atividades. Os Subsídios Globais suportarão projetos internacionais maiores com sustentabilidade e alto impacto em uma das seis áreas de foco.

Os Governadores de Distrito Eleitos, os chairs dos comitês distritais da Fundação Rotária e os RRFCs receberão treinamento sobre o piloto, imediatamente, antes da Assembléia Internacional de 2010, em San Diego, California. Os clubes e distritos inscritos no piloto receberão treinamento durante o ano Rotário 2009-2010.

Maloney disse que existirão vantagens em participar no piloto. Os distritos participantes no piloto serão capazes de fornecer informações para o refinamento da estrutura de subsídios, receberão suporte e serviço especializados e terão acesso mais cedo a mais fundos para usarem a seu critério. O atua programa de Subsídios Distritais Simplificados  permite aos distritos requisitar apenas 20 por cento do FDUC, enquanto os novos Subsídios Distritais permitirão até 50 por cento.

Ao mesmo tempo, os distritos pilotos devem se comprometer por três anos e precisarão ser pacientes e flexíveis, ele disse, uma vez que possíveis mudanças poderão ocorrer à medida que o piloto for avançando.

"Nós estamos diante de um momento de mudanças sem precedentes e oportunidades sem igual," disse Maloney.

John Osterlund, gerente geral da Fundação, falou para os RRFCs que doar à Fundação no atual clima econômico é mais importante do que nunca. Ele observou que as doações cresceram cerca de 1 por cento, se tanto, este ano, quando comparado com o último período.

"A despeito da situação econômica atual, serão realizados os compromissos para com as crianças ao redor do mundo e com o programa End Polio Now (Fim da Pólio Já), disse Osterlund. "Nesta situação econômica, espero que os Rotarianos tenham ciência da importância de suas contribuições para a Fundação Rotária. As comunidades por todo o mundo estão esperando por nós. Nós não podemos decepcioná-las."

No vídeo a seguir, Governadores Eleitos falam sobre o Plano Visão de Futuro.

Enviado por Luiz Carlos em Sex, 27/03/2009 - 22:24 , em