Conhecendo um pouco da Escola Especial Rotary Club

A Escola Especial Rotary Club, foi criada através do interesse de alguns companheiros do Rotary da Ilha do Governador, em patrocinar uma obra social. No dia 28 de outubro de 1969 a idéia foi lançada pelo companheiro Armando Salgado e aprovada pelo Conselho Diretor do clube. Recebeu o nome inicial de Centro Social Rotary Club Ilha do Governador.

Assim começou uma longa e proveitosa história que resultou com a inauguração em 17 de junho de 1975, do Centro Ocupacional, hoje Escola Especial Municipal Rotary Club. Vale a pena conhecer um pouco desta história.

Entusiasmo e confiança ficaram registrados com os fundos iniciais Grande Empreendimento doação da renda obtida nas promoções feitas pelas esposas dos rotarianos. A renda líquida das promoções patrocinadas pelas esposas dos rotarianos, Cr$ 1.726,00, foi destinada a constituir os fundos iniciais para o Grande Empreendimento. A espontaneidade do gesto ficou registrado como o símbolo do entusiasmo e da confiança.

Em janeiro de 1974, o Companheiro Dario, presidente da Comissão de Estudos de Viabilidade de construção no terreno da Rua Cambaúba, 159 apresentou planta e projeto para construção de um centro ocupacional para ser entregue o seu uso ao Instituto de Educação do Excepcional, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Guanabara. Na ocasião foi aprovada, pelo Conselho Diretor, a execução da obra do Centro Ocupacional. O orçamento no valor total de CR$ 77.000,00 (aproximadamente US$ 33,000.00) e o cronograma físico-financeiro para a obra do Centro Ocupacional foram apresentados ao Conselho Diretor em 23/04/1974, ocasião em que houve a aprovação da execução da obra.

A partir de julho de 1974 começaram os diversos movimentos para reunir os recursos financeiros e materiais necessários para a execução da obra.

Em junho de 1975, no dia 17, às 20:30 horas, o Centro Ocupacional, para atendimento a crianças excepcionais, foi inaugurado com Reunião Festiva, constando a inauguração do Decreto Lei de 10/06/75. Estava presente o então Secretário de Educação do Município do Rio de Janeiro, Professora Therezinha Saraiva. Na ocasião foi apresentado histórico da obra, abrangendo desde a idéia inicial, até a sua inauguração.

Enviado por Luiz Carlos em Dom, 22/03/2009 - 16:04