Rotary RJ Ilha do Governador

O Rotary Faz a Diferença

Líderes de desenvolvimento do quadro social discutem crise econômica

Jennifer Lee Atkin apresenta no site de Rotary International, matéria, com data de 2 de março de 2009, sobre reunião de Coordenadores Regionais do Quadro Social do RI (RRIMC), na qual foram debatidos assuntos relacionados com Quadro Social e como agir diante da crise mundial. Segue abaixo a transcrição da notícia.

"Coordenadores Regionais do Quadro Social do RI (RRIMC) discutiram como agir frente à crise econômica mundial durante evento anual de treinamento em Chicago no mês de fevereiro.

Os RRIMC, que trabalham junto a distritos e clubes para aumentar os índices de recrutamento e retenção de sócios, também debateram maneiras de aumentar a diversidade do quadro social e evitar baixa de sócios.

Judi Beard-Strubing, uma RRIMC da Zona 23, EUA, e consultora financeira aposentada de Wall Street, observou que alguns rotarianos estão deixando seus clubes como resultado de perda de emprego ou dificuldades econômicas.

Em um debate mediado por Beard-Strubing e John Gomes, integrante da comissão do RI de Desenvolvimento do Quadro Social e Retenção e ex-RRIMC da África do Sul, os participantes sugeriram que Rotary Clubs ajudem sócios em situação difícil a pagar suas quotas estabelecendo programas de apoio ou usando fundos distritais.

Outras sugestões dos participantes:

- Permitir que os sócios participem de reuniões sem ter que pagar uma refeição completa. * Encontrar locais mais econômicos para a realização das reuniões.

- Pesquisar o que os sócios dão mais importância no Rotary e entrar em contato com rotarianos que deixaram de comparecer a reuniões para descobrir o motivo de sua ausência.

- Oferecer um serviço de busca de empregos através de contatos no website do clube ou do distrito. O RRIMC James Ives de Michigan, EUA, observou que essas medidas não deveriam ser vistas como uma diminuição do valor do Rotary.

" Em momentos difíceis, a última coisa que desejamos é perder o que nos é valioso", explicou.

Beard-Strubing ofereceu sugestões para lidar com a crise econômica no boletim de desenvolvimento do quadro social das zonas 22, 23 e 24. Diversidade

A meta de crescimento do quadro social para o ano rotário de 2009-10 estabelecida pelo presidente eleito do RI John Kenny é de um novo sócio por clube e um novo clube por distrito.

A meta de Kenny também inclui um enfoque especial no recrutamento de mulheres e jovens profissionais para que o quadro social dos Rotary Clubs reflita a comunidade profissional de sua localidade.

Don Garner, ex-participante de programas da Fundação e ex-presidente do Rotary Club de Chicago, EUA, observou durante uma discussão que muitas vezes convites para associar-se a Rotary Clubs não são feitos a participantes do programa de Bolsas Educacionais, Bolsistas Rotary pela Paz Mundial, participantes do Intercâmbio de Grupos de Estudos, rotaractianos, interactianos e participantes do Intercâmbio de Jovens.

Pessoas em início de carreira precisam das oportunidades de interação com outros profissionais oferecidas pelo Rotary, argumenta Garner. Quando foi presidente, seu clube teve adesão de 64 novos sócios, inclusive diversos ex-participantes de programas da Fundação. “Eu nunca imaginei que me tornaria um rotariano”, diz ele. “Mas sou testemunha da vontade de muitos ex-participantes de programas da Fundação de entrar para o Rotary”.

Retenção

Kenny também sugeriu uma meta de retenção de sócios de 80% em 2009-10.

Durante uma sessão aberta, um grupo de RRIMC concordou que novos sócios devem ser convidados a servir em comissões ou projetos humanitários para sentirem que fazem parte do clube. Algumas pessoas mencionaram que de vez em quando é uma boa ideia sugerir aos novos sócios que formem um novo Rotary Club. Eles argumentaram que sócios potenciais na faixa dos trinta anos podem não querer fazer parte de um clube cujos sócios têm mais de 55 anos. Essas pessoas talvez prefiram fundar um novo clube com 10 amigos ou contatos de profissão. Nesse caso, o clube original pode patrocinar o novo clube.

O programa RRIMC foi fundado em 2001. Todos os RRIMC foram governadores de distrito e são indicados pelo presidente eleito do RI para mandatos de três anos no máximo. Os mandatos são escalonados e o grupo tem representantes de todas as zonas rotárias".

Enviado por Luiz Carlos em Sex, 20/03/2009 - 14:08 , em