Governadoria conclui programa de alfabetização

O Governador Realizador de “Sonhos”, José Roberto Lebeis Pires, D4570, promoveu com grande sucesso no último final de semana, o Seminário Distrital de Alfabetização. O evento aconteceu no Auditório Marina Mota, da UNISUAM, e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre elas autoridades  estaduais, municipais e rotárias.

O programa, em parceria com a ONG VIVA RIO, teve a participação de 13 unidades rotárias, que apadrinharam Salas, para a realização das aulas, além do apoio da Sociedade Universitária Augusto da Mota (Unisuam). Durante o período de seis meses, 256 pessoas de diversas comunidades do “Grande Rio”, foram alfabetizadas pelo Projeto do Distrito 4570.

“Foi um trabalho incansável, de toda nossa equipe, da Governadoria e dos clubes que apadrinharam e acompanharam o programa. Mas, estamos felizes, em ver uma grande luta vencida. Num cenário mundial de 8 milhões de analfabetos, onde cerca de 2/3 são mulheres, conseguimos reduzir este índice, proporcionando a estas pessoas humildes, muitas com idade avançada, enxergar um novo horizonte em suas vidas, com o aprendizado da escrita e da leitura”, enfatizou a Coordenadora Distrital de Alfabetização, Diva Esteves Moreira da Silva.

O evento foi marcado de grandes emoções, principalmente quando as pessoas alfabetizadas, começaram a apresentar os seus depoimentos com relação às dificuldades do aprendizado em suas vidas e, agora com o apoio do Rotary e as pessoas envolvidas no projeto, tiveram seus “Sonho” realizado, o de ler e escrever.

Agora eu não precisarei mais pedir ao meu marido para ler uma palavrinha para mim -, afirmou Inácia Luzia. Eu também tenho o direito de aprender. Um dia voltarei aqui e vou ler um Poema escrito por mim -, prometeu Sergio Roberto, da comunidade da Mangueira.Vários outros depoimentos foram dados ao público presente que não contiveram as lágrimas.

Segundo o Governador do Distrito, José Roberto Lebeis Pires, o programa é muito importante para o Distrito, pois está conseguido atender uma das importantes “Ênfases“ do Presidente D. K. Lee, pautado numa das metas de Rotary International, a erradicação do analfabetismo no mundo. “Estou muito feliz e emocionado. Primeiro, por ter conseguido juntamente com esta equipe de abnegados rotarianos de nosso Distrito, a conclusão deste maravilhoso e significativo programa, que só vem engrandecer nosso Distrito e, muito emocionado, em ver a felicidade destas pessoas que hoje, deram seus depoimentos de agradecimento aos clubes de Rotary que apadrinharam e incentivaram este programa, aos professores e coordenadores, que lhes proporcionaram uma nova maneira de ver a vida”, disse José Roberto Lebeis Pires.

Fonte: Coordenadoria Distrital de Notícias Online

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 18/03/2009 - 16:31 , em