Exemplos de como aumentar o quadro associativo

Dois clubes coreanos mostraram como a meta de desenvolvimento do quadro social estabelecida pelo presidente do RI, Dong Kurn Lee, pode ser alcançada.

Os Rotary Clubs de Gwangju-Ibseog e Iri Dong conduziram atividades com o objetivo de divulgar o Rotary a sócios potenciais, especialmente aos mais jovens. Ambos excederam suas metas de recrutamento para 2007-08.

O Rotary Club de Gwangju-Ibseog passou de 69 sócios a 132. O presidente do clube, Sang Kwon Kim, enfatizou em toda reunião ordinária durante 2007-08 a importância de se recrutar novos sócios, solicitando aos rotarianos que procurassem divulgar o Rotary em outras organizações e grupos dos quais fazem parte. Sócios que apresentaram três ou mais novos sócios receberam um reconhecimento especial. O clube procurou também atrair sócios potenciais mais jovens organizando torneios de golfe, caminhadas e encontros informais após as reuniões semanais.

O Rotary Club de Iri Dong aumentou de112 para152 o número de sócios em 2007-08 após criar comissões dedicadas a realizar eventos de golfe, futebol, caminhada, etc., e outras atividades de companheirismo. "Não é fácil administrar um clube com tantos sócios, contudo, com a ajuda dos demais Rotarianos, aprendemos a nos adaptar.

Foi um ano muito recompensador.", declarou Kim, presidente do Rotary Club de Gwangju-Ibseog. O presidente Lee deseja aumentar o quadro social do RI de 1,2 para 1,3 milhão em 2008-09.

Eis um exemplo de "tática" a seguir. É a primeira vez que vejo em Rotary esta idéia ser difundida com resultados sensacionais. Estou satisfeito por verificar que esta questão começa a ser abordada de uma forma diferente e enquadrada no novo momento que Rotary está a atravessar em todo o mundo. É viável desde que todas unidades rotárias, em todas as reuniões, foquem o tema como prioridade e estabeleçam metas individuais de 1(um)  novo sócio para cada rotariano; que nenhum companheiro fique sem afilhados e que os padrinhos solicitem dos seus afilhados novos companheiros.

RI premiará o padrinho número 100.000 da América Latina com uma viagem para a Convenção internacional em Birmingham ou para o Instituto Rotary Brasil, em Gramado.

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 12/03/2009 - 19:20 , em