Rotariana canadense, intercambista na Tanzânia, produz documentário sobre sua experiência

A Rotariana Deneka Michaud, de 26 anos, está rodando seu primeiro documentário sobre sua experiência em um Intercâmbio de Grupo de Estudo – IGE, patrocinado Rotary Club of Tsawwassen (Delta), de British Columbia, Canada.

Junto com outras quatro mulheres canadenses, Michaud, uma reporter e produtora da Delta Cable, do Canadá, foi ecolhida para viajar à Tanzânia no outono de 2007. Ela levou uma câmera e outros equipamentos para documentar a experiência.

Michaud, que passou a integrar o Rotary Club of North Vancouver depois de seu retorno do intercâmbio, disse que antes da viagem ela já tinha uma idéia geral de como deveria ser o filme, quais faixas características da vida na Tanzânia deveria abordar, tais como imagens da natureza e da vida selvagem, além de vários projetos de Rotary Clubes.

A equipe incluiu Erin Robinson, uma gerente de programa de microfinanças; Shannon Thompson, uma gerente de recrutamento; Jennifer Wesman, uma coordenadora de programa de alfabetização, que recentemente passou a fazer parte do Rotary Clube of Vancouver Quadra; e a líder da equipe Nancy Nikolai, do Rotary Club of NewWestminster-Royal City. Juntas, elas puderam ver vários projetos em ação e identificaram três deles, aos quais deram forte apoio: o Ocean Road Center Institute e uma escola primária para crianças surdas e cegas em Dar es Salaam, e o projeto sobre alfabetização intitulado Tusome, em Zanzibar.

O grupo estabeleceu uma meta de levantar 15,000 dolares canadenses (cerca de 11,500 dólares americanos) para os projetos. Vários Rotary Clubes canadenses e tanzanianos contribuíram com cerca de dois terços da quantia definida como meta.

“O que realmente não esperávamos era encontrar pessoas tão incríveis quanto encontramos. Conhecendo os Rotarianos canadenses como eu conhecia, sabia que os Rotarianos tanzanianos seriam pessoas muito agradáveis, mas quando eles te abraçam, você realmente estabelece uma conexão com eles,” disse Michaud.

Bryan Kelly, coordenador da Comissão de Imagem Pública do clube Tsawwassen(Delta)  disse: “Estas mulheres são excepcionais. Quando elas chegaram e se apresentaram a nosso Clube, ficamos despreocupados.”

Michuad disse ainda, que espera levanter o restante do dinheiro necessário, com a ajuda de seu documentário Friends We Haven’t Met Yet.

“No documentário, existe alguma coisa para cada um,” disse ela. “Os Rotarianos irão apreciá-lo: Eles aprenderão mais sobre Rotary. As pessoas que nada sabem sobre Rotary também o apreciarão: Ele explica o que é Rotary. E as pessoas que gostam de história, natureza e viagem também o amarão.”

O filme de 105 minutos foi apresentado pela primeira vez em 28 de fevereiro no cine Vancity, em Vancouver. O documentário irá ao ar nos próximos meses pela Delta Cable no Canadá.

O trailer do documentário pode ser visto abaixo, ou aqui.

Enviado por Luiz Carlos em Qua, 11/03/2009 - 12:18 , em