Como será Rotary daqui a 10 anos?

Em cada uma das 28 salas de discussão os participantes foram divididos em grupos de quatro Governadores de Distrito eleitos, os quais listaram suas idéias.

Algumas idéias coincidiram em diversas listas apresentadas pelos grupos. Por exemplo, virtualmente todos incluiram como objetivo de Rotary, erradicar a pólio do mundo, até 2019. Alguns participantes sugeriram que os Rotarianos venham a celebrar o 50º aniversário da erradicação da pólio

Outro ponto que sempre esteve entre os mais cotados nas listas, foi o aumento do quadro associativo. Alguns gostariam de ver um total de 1,5 milhões de membros nos Clubes de todo o mundo, daqui a 10 anos, enquanto outros projetavam um aumento do quadro associativo para 2 milhões de Companheiros.

Cerca de seis grupos gostariam de ver a população feminina em Rotary atingir metade do número de Companheiros, no futuro, enquanto outros grupos diziam que as mulheres deverão representar cerca de 30% da força de Rotary. Vários grupos apontaram que esperam ver uma mulher como presidente de RI até 2019, ao passo que mais de um grupo acredita que duas mulheres poderão ser Presidente de RI até lá.

Os Governadores entrantes também apontaram a necessidade de atrair jovens para os quadros de Rotary. As idéias para viabilzar a atração de jovens incluem flexibilidade crescente nos Clubes, ou nas estrutura das reuniões, chegando a ser sugerido que as reuniões aconteçam fora do horário das refeições e que sejam oferecidas condições financeiras adequadas para aumentar a participação.

Os Governadores eleitos permanecem firmemente empenhados na missão de Rotary International. Muitos deles querem a observação de um foco continuado com ênfases na água, saúde e fome, e educação. Um grupo sugeriu que "os altos padrões éticos do Rotary devem permear todos os segmentos da sociedade".

Os participantes também desejam ver a organização mais envolvida com a paz no mundo. Pelo menos uma dezena de grupos deseja ver o Rotary se tornar melhor conhecido por seu trabalho para melhorr o meio-ambiente.

Outras idéias apontadas pelos grupos de discussão incluem: melhorar e dar mais exposição à imagem pública de Rotary; que o Rotary seja reconhecido como uma possibilidade de escolha para redes de negócios; desenvolver mais Clubes centrados nas Novas Gerações; admitir maior número de membros familiares nos Clubes; aumentar os níveis de colaboração com os governos pelo mundo, com vistas a metas humanitárias; estimular o Rotary a vencer o Prêmio Nobel da Paz.

Enviado por Luiz Carlos em Qui, 26/02/2009 - 14:09 , em