Rotary RJ Ilha do Governador

O Rotary Faz a Diferença

Bill Gates promove a erradicação global da pólio em visita à Nigéria

Durante recente visita à Nigéria, Bill Gates, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, disse que está confiante de que o país pode erradicar a pólio se conseguir obter a máxima colaboração dos governos estaduais e federal.

Gates foi à Nigéria aprender sobre os esforços nacionais de imunização e as estratégias de combate à pólio. "Percebo que existe um compromisso maior, mas que ainda há necessidade de apoio financeiro, de equipes encarregadas de localizar as crianças e de incentivo para que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação", declarou Bill em uma conferência à mídia após encontro com governantes estaduais em Abuja.

Bill Gates ajudou a inaugurar as atividades dos Dias de Imunização Plus, realizados de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, administrando a vacina antipólio em posto de saúde em Sokoto. Além disso, teve a oportunidade de observar os trabalhos das equipes de imunização.

No dia 2 de fevereiro, ele se reuniu com parceiros que oferecem apoio técnico e financeiro aos trabalhos de erradicação da pólio, inclusive Rotary International, Organização Mundial da Saúde, Unicef, Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, USAID, Banco Mundial e representantes nacionais da área de saúde.

"Ele enalteceu as virtudes do Rotary e deu grande força à nossa causa", disse Olubusuyi Onabolu, presidente da Comissão Nacional Pólio Plus da Nigéria. "Foi uma honra presenteá-lo com um boné do Rotary, que ele usou imediatamente, e poder dizer 'Obrigado, Sr. Gates'".

Na assembléia internacional de 2009, em San Diego, EUA, Bill usou um boné parecido e por ele autografado, que estará em leilão no eBay até 12 de fevereiro. A renda será revertida ao Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary para erradicação da pólio.

No norte da Nigéria, epicentro do vírus tipo 1 da pólio, Bill encontrou-se com líderes políticos e religiosos, mães, parteiras e representantes de uma associação de mulheres muçulmanas para conversar sobre as experiências deles com imunização e discutir ideias para combate à doença.

Gates afirmou que há um compromisso renovado no mundo inteiro e que o êxito da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio ajudará a revigorar outros esforços de saúde pública. "Precisamos deste tipo de sucesso para combater a malária, diarréia, doenças respiratórias e meningite", explicou Bill Gates. "A estrutura, as mensagens e a qualidade da campanha contra a pólio servirão de base a outros trabalhos."

Fonte: Notícias do Rotary Internacional

Enviado por Luiz Carlos em Ter, 17/02/2009 - 18:03 , em