Gerenciamento de recursos hídricos

Por intermédio do Intercâmbio de Grupos de Estudo (IGE), rotarianos de quatro países aprenderam sobre o gerenciamento eficaz de recursos hídricos.

Em outubro, uma equipe de IGE do Distrito 4840 (Argentina-Misiones e parte do Paraguai) visitou o Distrito 7090 (parte de Ontário, Canadá e parte de Nova York, EUA ). Além de conhecer as Cataratas do Niágara, na fronteira dos Estados Unidos e Canadá, os integrantes percorreram uma estação de tratamento de água e o túnel Big Beck que depois de conectado ao Rio Niágara, aumentará em14%, a capacidade de uma usina hidroelétrica em Ontário.

Durante palestra no Rotary Club de Niagara Falls, a equipe de IGE pormenorizou o processo de recuperação e preservação de recursos hídricos e explanou sobre a represa hidroelétrica de Yaciretá-Apipé no Rio Paraná, entre Argentina e Paraguai, e o Aquífero Guarani, um dos maiores mananciais do mundo, próximo à Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

“O aprendizado transformou a equipe num valioso recurso para qualquer projeto hídrico”, declarou o clube de Niagara Falls em seu boletim.

Em maio, o Distrito 7090 pretende enviar ao Distrito 4840 uma equipe de IGE composta por integrantes de áreas relacionadas ao assunto. Recursos hídricos e saneamento compõem as seis áreas vitais ao atendimento das necessidades humanitárias mundiais enfocadas pelo Plano Visão do Futuro da Fundação Rotária. A fase experimental do plano começará em 1º de julho de 2010.

Fonte: Newsletter Todos os Rotarianos Todos os Anos - Fevereiro 2009

Enviado por Luiz Carlos em Seg, 09/02/2009 - 10:14 , em